Categories: Brasil

Saúde mental: precisamos pensar o que piorou e o que melhorou com a pandemia

Mais da metade das pessoas – 51% – consultadas em uma pesquisa recente realizada pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) indicou que a pandemia da Covid-19 teve um impacto negativo na sua saúde mental. Mas será que nada melhorou? Será que não estamos aprendendo uma nova forma de viver e de nos relacionarmos conosco e com nossa família e amigos? E a consequente valorização da vida e das pessoas a nossa volta?

Como tudo na vida podemos parar para ver o copo meio cheio, ou o copo meio vazio. Neste sentido, você já parou para pensar em como está lidando com seu copo?

Falar em saúde mental e parar para dar atenção ao lugar das emoções, dos sentimentos e de nossos comportamentos ao longo de nossos dias parece não ter sido uma prioridade para muitos de nós. Mas em 2020 recebemos um convite voluntarioso para nos reconectarmos e entrarmos em contato conosco, com nossos medos, nossos vazios, nossa humanidade.

Aparentemente a Covid-19 será, acima de todos os outros agravos físicos decorrentes, uma grande revolução em torno da Saúde Mental Mundial.

Tivemos que olhar para nossa depressão, lidar com crises de ansiedade, transtornos do pânico, que de forma velada sempre estiveram ali, guardados para quando tivéssemos tempo de sentir.

Vários preconceitos foram quebrados, e assim nos permitimos, sem mais delongas, visitar um psiquiatra e agendar o psicólogo. O tempo deixou de ser pouco para cuidarmos de nossas emoções, mas porque as emoções nos encontraram, e nos pegaram desprevenidos.

Não estávamos preparados para não poder fugir para o trabalho, para não termos como nos esconder no happy hour com os amigos, ou torrando o cartão de crédito em shoppings ou supermercados.

Fomos obrigados a parar e refletir: Como você está? Como está a sua saúde mental? Talvez hoje tenhamos muito mais consciência de como estamos do que em 2019. Sob esta nova perspectiva, será que a Covid-19 piorou ou é um novo caminho para a saúde mental mundial? Pense nisso!

* Artigo de autoria de Ana Café – Psicóloga Clínica. Especializada na Prevenção e Tratamento da Dependência Química, Especializada em Saúde Mental da Infância e Adolescência e fundadora do Núcleo Integrado.







Redação SRzd

Recent Posts

  • Televisão

Azedou? Apresentadores do SBT protagonizam climão ao vivo nesta sexta

Bastidores: Na tarde desta sexta-feira (17), os apresentadores Marcão do Povo e Márcia Dantas protagonizaram um climão ao vivo durante…

8 horas ago
  • Carnaval/SP

Porta-bandeira Lenita tatua na pele seu amor pela Barroca Zona Sul

Nós nascemos e crescemos no meio de gente bamba. Por isso que somos a Faculdade do Samba. Essa emblemática frase,…

10 horas ago
  • Música

Vaza áudio de Sheila Mello para Scheila Carvalho, e a resposta, sobre relação entre elas

Vaza áudio de Sheila Mello e Scheila Carvalho sobre relação entre elas A empresária Sheila Mello, ex-bailarina do grupo É…

11 horas ago
  • Carnaval/RJ

Rio: enquete mostra quais os melhores temas do Grupo Especial 2025; veja o ranking

Qual tema mais te agradou entre os 12 do Grupo Especial do Rio? Carnaval. Na última quarta-feira (15) a Unidos…

11 horas ago
  • Música

Wanessa Camargo fala sobre transformação após BBB 24: ‘afrobetização’

Mudanças. Todas as pessoas que participam do Big Brother Brasil afirmam que o programa muda a visão de mundo que…

12 horas ago
  • Carnaval/SP

Sexta ou sábado? Qual o dia e posição de desfile com mais títulos em São Paulo?

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo abre, oficialmente, a preparação para o Carnaval de 2025 com…

13 horas ago