Categories: Brasil

São Paulo, Rio e outros estados: veja quem pode se vacinar nesta terça-feira

As capitais seguem a campanha de vacinação contra a Covid-19 nesta terça-feira (5). São Paulo continua imunizando a população de 12 anos ou mais. Os profissionais da saúde com mais de 18 anos e idosos com mais de 60 anos que tenham tomado a segunda dose ou dose única há pelo menos seis meses recebem a dose de reforço.

A D3 também será aplicada em pessoas com mais de 18 anos que tenham alto grau de imunossupressão. Para eles, no entanto, é preciso que a última dose tenha sido tomada há, pelo menos, 28 dias.

Quem pode receber a dose adicional do imunizante deve apresentar documento de identificação, comprovante de vacinação anticovid físico ou digital, além de comprovante de endereço do município se as doses anteriores não tiverem sido realizadas na capital.

No caso dos profissionais de saúde, é necessário apresentar comprovante de vínculo empregatício em serviço de saúde do município de São Paulo ou documento do conselho de classe. Também é possível levar comprovantes de profissão, certificado ou diploma.

O Rio de Janeiro aplicará a vacina em todas as pessoas com 12 anos ou mais. A dose de reforço é para idosos com 76 anos ou mais, trabalhadores da saúde e profissionais da saúde com 60 anos ou mais, pessoas com alto grau de imunossupressão com 12 anos ou mais e pessoas com 60 anos ou mais que tomaram a segunda dose na cidade do Rio até 31 de março.

As unidades seguem aplicando a segunda dose, conforme a data estipulada no comprovante da primeira.

O intervalo entre a primeira e segunda dose da Pfizer para quem tem 40 anos ou mais agora é de 21 dias ou além. O tempo mínimo entre a aplicação da segunda dose ou dose única e a dose de reforço é de três meses para idosos e 28 dias para pessoas com alto grau de imunossupressão.

Quem vai receber a vacina deve apresentar identificação original com foto, número do CPF e, se possível, a caderneta de vacinação. Para a segunda dose, é importante levar também o comprovante da primeira aplicação.

Pessoas com alto grau de imunossupressão devem apresentar comprovante de vacinação, documento de identificação e laudo médico digital do CREMERJ com data inferior aos últimos 60 dias.

Outros estados

Minas Gerais

A Prefeitura de Belo Horizonte  vai ampliar a primeira dose aos adolescentes de 15 anos, completos até 31 de outubro.

“Para tomar a primeira dose, é necessário levar o cartão de vacina, o documento de identidade, CPF e comprovante de residência em Belo Horizonte. Os adolescentes de 15 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais”, ressalta a prefeitura.

Santa Catarina

Florianópolis vacina adolescentes de 15 anos ou mais. A segunda dose será aplicada em pessoas que estão em atraso ou já completaram o prazo de vacinação.

Já as doses de reforço são destinadas para idosos de 60 anos ou mais que tomaram a segunda dose há 180 dias e pessoas com alto grau de imunossupressão que tomaram a segunda dose há 28 dias. Serão vacinados ainda, com a primeira dose, adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades.

Goiás

Moradores de Goiânia que estão com a data marcada para tomar a segunda dose de Coronavac nesta terça-feira (5), ou estão em atraso, podem procurar, além dos 16 pontos já tradicionais, as 50 salas que a Secretaria de Saúde de Goiânia (SMS) vem disponibilizando para a população geral a partir de 18 anos. Nenhum dos grupos precisa agendar.

Os que estão com a data marcada para tomar a segunda dose de AstraZeneca e Pfizer e em atraso podem continuar buscando a vacina em 16 pontos, entre eles o drive-thru do Shopping Passeio das Águas, que atende especificamente quem vai tomar a Pfizer. O atendimento também é por demanda espontânea.

Já as pessoas com 65 anos ou mais que tomaram a segunda dose há mais de seis meses, ou seja, até 5 de abril, e os imunossuprimidos a partir de 40 anos que receberam a D2 até o dia 8 de setembro, devem buscar a terceira dose em 25 pontos de vacinação distribuídos na capital e sem necessidade de agendamento.

Gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto) podem se dirigir exclusivamente para o Centro Municipal de Vacinação (CMV), com atendimento por demanda espontânea.

O único público que permanece com a necessidade de agendamento para a aplicação da primeira dose são os adolescentes de 12 a 17 anos. Para marcar a vacinação é necessário acessar o aplicativo ou site da Prefeitura de Goiânia. Mas no momento todas as doses destinadas a eles já foram agendadas.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Carnaval/SP

Conheça a ordem dos desfiles do Grupo Especial do Carnaval de SP 2025

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo abriu, oficialmente, a preparação para o Carnaval de 2025 com…

1 hora ago
  • Carnaval/SP

Carnaval 2025: Confira a ordem de desfiles do Grupo de Acesso 1 de São Paulo

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo abriu, oficialmente, a preparação para o Carnaval de 2025 com…

4 horas ago
  • Carnaval/SP

Carnaval 2025: Veja a ordem de desfiles do Grupo de Acesso 2 de São Paulo

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo abriu, oficialmente, a preparação para o Carnaval de 2025 com…

5 horas ago
  • Famosos

Camila Moura, ex do BBB Buda, faz revelações íntimas em podcast

Camila Moura, ex do BBB 24 Lucas Buda, faz revelações íntimas em podcast. Ela disse que Lucas foi a primeira…

11 horas ago
  • Carnaval/SP

As estratégias envolvendo a ordem de desfiles do Carnaval de São Paulo

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo abre, oficialmente, a preparação para o Carnaval de 2025 com…

12 horas ago
  • Televisão

Ex-BBB 24 desabafa na web: ‘Até pra ser preto precisa de diploma’

Ex-BBB 24 desabafa na web: 'Até pra ser preto precisa de diploma'. Thalyta faz desabafo sobre não ser convidada para…

14 horas ago