Categories: Brasil

São Paulo registra primeiro caso de sarampo após quatro anos sem registro da doença

A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo confirmou a ocorrência de um caso de sarampo na capital. Este é o primeiro registro de contaminação após um período de quatro anos. Até então, o último datava de setembro de 2015, quando duas pessoas tiveram a doença.

Apesar de não oferecer detalhes sobre o caso, a pasta informou através de um boletim do seu Centro de Vigilância Epidemiológica que a vítima é um bebê de 5 meses que teria contraído a infecção em uma viagem à Noruega.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a Europa enfrentou o pior surto de sarampo da década em 2018. Ao todo foram 82,5 mil casos confirmados e 72 mortes. Infecções por transmissão interna (também chamadas de autóctones) ainda não foram confirmadas em São Paulo, mas existem ao menos 35 casos suspeitos e sob investigação.

A pasta afirma que foi realizado um bloqueio vacinal de forma seletiva, que consiste na atualização do esquema da vacina tríplice viral em pessoas não imunizadas ou com o esquema de imunização incompleto. Agentes do órgão também atuaram em locais frequentados pelo paciente após avaliação de seus deslocamentos recentes.

No dia 19 de março o Ministério da Saúde já havia confirmado que o Brasil perderá o status de país livre do sarampo, após registrar em fevereiro um novo caso no Pará e não ter conseguido interromper a transmissão de sarampo durante o último ano.

Causada por um vírus, o sarampo é uma doença grave e contagiosa, que pode ser transmitida por contato direto com a secreção ou pelo ar. Suas complicações são maiores em crianças menores de um ano de idade e desnutridas.

Os sintomas podem incluir febre alta, tosse, coriza, olhos lacrimejando, manchas avermelhadas na pele e manchas brancas na parte interior das bochechas.

É possível proteger-se dela por meio da vacina, disponível gratuitamente na rede pública de saúde. Para que os resultados sejam mais eficazes, são necessárias as aplicações de duas doses a partir de um ano de vida da criança.

A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo também orienta a imunização de gestantes, indivíduos imunossuprimidos e adultos que não receberam a vacina na infância. Ela também protege contra outras duas doenças: caxumba e rubéola.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Brasil
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música
  • Rio de Janeiro

Efeito Madonna: Governo do Rio divulga retorno superior a R$ 300 milhões

O Governo do Rio de Janeiro apresentou um balanço oficial do show da Madonna realizado em Copacabana no último sábado…

1 minuto ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Televisão

VÍDEO: Samara Felippo faz desabafo forte após racismo contra filha na escola

A atriz Samara Felippo falou abertamente pela primeira vez a respeito do ataque racista sofrido por sua filha mais velha,…

47 minutos ago
  • Brasil
  • Política

Ministro condena ligação do show da Madonna com tragédia no Sul; assista

O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, fez um desabafo diante das tentativas de…

1 hora ago
  • Carnaval/SP

Vai começar tudo de novo! Vai-Vai já tem enredo para o Carnaval 2025

Depois de voltar ao Grupo Especial de São Paulo e ficar na oitava colocação na classificação geral em 2024, a…

2 horas ago
  • Brasil
  • São Paulo

Foragido, dono de Porsche diz não ter ingerido álcool antes do acidente que matou motorista

Fernando Sastre Filho, considerado foragido da Justiça, deu sua versão sobre o acidente que causou a morte de um motorista…

2 horas ago
  • Brasil

Sobrinha relata conversa com Tio Paulo antes de entrar no banco

Erika de Souza Vieira Nunes, sobrinha de Paulo Roberto Braga, que morreu aos 68 anos, falou pela primeira vez sobre…

3 horas ago