São Paulo fará reforço da vacina contra Covid-19 a partir de janeiro de 2022

Fila de vacinação contra a Covid-19 em Campinas. Foto: Carlos Bassan/Divulgação Prefeitura de Campinas

O secretário estadual de saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, anunciou, nesta segunda-feira (19), que o estado vai dar início ao reforço do esquema vacinal a partir de 17 de janeiro de 2022. Ele destacou que é uma necessidade fazer a imunização anual.

O mais provável é que o esquema vacinal seja igual ao atual: para a Coronavac, Pfizer e AstraZeneca, duas doses, e para a Janssen, uma dose.

“Estamos seguindo prerrogativas de vacinas para vírus respiratórios como a vacina a para gripe. Nós já teremos introdução de duas vacinas, tanto a Butanvac, assim que liberada pela Anvisa, e a Coronavac pela transferência de tecnologia da Sinovac para o Butantan”, explicou Gorinchteyn.

O Governo do Estado de São Paulo prometeu imunizar todos os adultos, com ao menos a primeira dose contra Covid, até o dia 20 de agosto.

“Entendemos que o coronavírus veio para ficar, assim como em 2009 o H1N1, vírus da gripe, veio e ficou. Anualmente, precisamos fazer dose adicional. Normalmente, assim é feito por se tratar de um vírus respiratório, que vai ser mantido endêmico na nossa sociedade”, disse o secretário.

Leia também:

+ Fim da fase emergencial: São Paulo define data para flexibilizar restrições

Comentários

 




    gl