São Paulo fará dez eventos com público para testar retomada no segundo semestre

Microfone e público em evento. Foto: Reprodução de Internet

Microfone e público em evento. Foto: Reprodução de Internet

Entre os dias 15 de junho e 30 de julho, o estado de São Paulo terá dez eventos piloto, com o objetivo de medir a capacidade de realização de retomada do setor de eventos de forma segura.

O anúncio foi feio na tarde desta quarta-feira (26), em coletiva de imprensa, com o governador João Doria e membros do Comitê de Contingência da Covid-19. O objetivo é criar um planejamento seguro, responsável e baseado na ciência de retomada das atividades do setor no segundo semestre.

“Os eventos serão realizados com limitação de público, ambiente de público e testagem rápida dos participantes. Isso já foi realizado em outros países, em iniciativa semelhante, e aqui vamos fazer de forma segura, controlada e com testagem rápida”, disse Doria.

Os eventos previamente definidos ocorrerão em ambiente controlado, com testagem de participantes e equipe, assim como acompanhamento pós-evento do Governo do Estado. O objetivo deste estudo é ajustar, a partir de situações reais, as regras que possibilitarão a retomada de um dos setores mais afetados na pandemia do novo Coronavírus e que emprega milhões de brasileiros.

A iniciativa será feita em duas feiras de economia criativa – incluindo uma que reunirá artesãos de diversas feiras da capital paulistana –, uma feira corporativa – seguindo o modelo da Expo-retomada –, quatro festas sociais, sendo pelo menos um casamento e um jantar corporativo, e três eventos noturnos.

Os testes utilizados serão de antígeno, com resultado imediato, aprovados pela Anvisa e com sensibilidade parecida com o teste RT-PCR, diagnosticando pessoas que estão contaminadas e transmitindo a Covid-19. Haverá limitação de público e serão progressivamente testados eventos mais complexos, de acordo com avaliações e acompanhamentos dos participantes pós-evento.

“Não é uma retomada, não é uma abertura, são 10 eventos-teste para que possamos ter um planejamento seguro no segundo semestre, com responsabilidade, baseado na ciência e baseado em dados”, reforçou a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen.

Para favorecer a retomada segura deste setor, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico irá disponibilizar um curso de biossegurança de protocolos sanitários para capacitar profissionais de festas e eventos, bares e restaurantes, com destaque para as equipes de cozinha, atendimento de salão e bar.

Serão quatro eventos sociais na capital e no interior, uma feira de negócios na cidade de Santos, que ocorrerá nos dias 29 e 30 de junho. Outras duas feiras criativas estão previstas para o início de julho, sendo uma que será realizada em Campinas e outra no Memorial da América Latina, na capital. Além disso, outras três festas vão ocorrer entre o início de junho e o final de julho.

Comentários

 




    gl