SP registra redução de internações por Covid-19; hospitais estaduais não têm mais pacientes com a doença

Atendimento em leito de hospital contra a Covid-19. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Atendimento em leito de hospital contra a Covid-19. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O Estado de São Paulo registrou redução de 84% das internações por Covid-19 desde o final de janeiro, quando foi registrado o pico da variante Ômicron. Atualmente os hospitais possuem 1.869 pacientes internados, sendo 1.195 em enfermaria e 672 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

“É uma notícia para ser celebrada. As internações vêm caindo há oito semanas e hoje, pelo quinto dia seguido, São Paulo tem menos de 2 mil pessoas internadas em UTI e em enfermaria”, disse Doria.

Apenas na última semana epidemiológica, encerrada no sábado (26), a redução de novas e pessoas internadas por Coronavírus foi de 21,77%. Atualmente, a taxa de ocupação dos leitos de unidade de terapia intensiva é de 23,3% e de enfermaria, 17,9%.

“Esses dados nos permitem avaliar as duas semanas de flexibilização do uso de máscaras em ambientes abertos e fechados. Isso é o impacto sim da vacinação. Chegamos a quase 92% da população elegível acima de cinco anos imunizada”, disse o Secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn.

Segundo a última atualização do Vacinômetro às 12h23 desta quarta-feira, 85,54% da população total está com esquema vacinal completo. Até agora foram aplicadas mais de 104 milhões de doses por CCovid-19. O Estado vacinou 77,55% das crianças de 5 a 11 anos com a primeira dose, com 40,12% desse público com esquema vacinal completo.

Governo de SP anuncia que hospitais estaduais não têm mais pacientes com Covid-19

O governador João Doria (PSDB) anunciou nesta quarta-feira (30) que 41 hospitais da rede estadual de saúde de São Paulo não têm mais nenhum paciente com Covid-19. Outras 11 unidades tinham apenas um paciente suspeito ou confirmado para o novo Coronavírus nesta terça-feira (29). Os dados são do Censo COVID, ferramenta da Secretaria de Estado da Saúde que monitora todos os leitos de São Paulo.

“Com o avanço da vacinação e mais de 92% da população elegível imunizada, 41 hospitais da rede estadual não tem mais nenhum paciente com Coronavírus. Esses hospitais estão localizados em todas as regiões do estado, o que comprova que a queda da pandemia ocorre de forma homogênea em todo o estado de São Paulo”, disse o tucano.

Entre os 41 hospitais que não possuem mais pacientes com a doença estão unidades em todas as regiões do Estado, como Hospital Estadual de Diadema, Emílio Ribas do Guarujá, Hospital de Base de Bauru, Hospital Regional de Assis, Hospital Regional de Jundiaí, além de unidades na Capital, como o Dante Pazzanese, Hospital Ipiranga, Hospital Geral de Vila Penteado e Hospital de Taipas.

De acordo com os dados do Censo COVID, entre os onze hospitais com apenas um paciente suspeito ou confirmado para Covid-19 estão o Hospital Regional de Itanhaém, Conjunto Hospitalar de Sorocaba, Hospital Regional do Litoral Norte em Caraguatatuba, Hospital Regional de Registro e o Hospital Brigadeiro/Hospital dos Transplantes.

Entre os mais de 100 hospitais do Governo de SP, 91 chegaram a ter leitos exclusivamente para atendimento de Coronavírus. Segundo o levantamento, 24 deles possuem menos de dez pacientes e outras 15 unidades têm mais de dez pacientes.

“Com índices superiores a 90% da população elegível vacinada com duas doses, temos reduzido diariamente o número de internados no Estado de São Paulo e, com isso, direcionado os leitos para os atendimentos de outras patologias”, afirmou o Secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn.

Leia também:

+ SP: Sem Boulos, Haddad (PT) lidera; França e Tarcísio empatam em 2º

+ Festival Lollapalooza Brasil movimenta R$ 421 milhões em São Paulo

Comentários

 




    gl