SP: GCM coloca joelho no pescoço de homem negro no centro da Capital

SP: GCM coloca joelho do pescoço de homem negro no centro da Capital. Foto: Reprodução de vídeo

SP: GCM coloca joelho do pescoço de homem negro no centro da Capital. Foto: Reprodução de vídeo

Um vídeo que passou a circular nas redes sociais nesta terça-feira (31) mostra agentes da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo colocando o joelho no pescoço de um homem negro, de 56 anos.

Depois, é possível ver um saco com pó branco perto dele. A bordagem aconteceu na tarde de segunda-feira, na Rua Ana Cintra, no bairro de Santa Cecília, no Centro da capital.

Dois movimentos sociais, a Pastoral do Povo da Rua e o Grupo Tortura Nunca Mais, compartilharam as imagens. A Secretaria Municipal da Segurança Urbana divulgou em notas que na abordagem os agentes da GCM fizeram “uso moderado da força, a fim de preservar a segurança dos agentes e do próprio infrator”, que “tentou resistir à prisão”.

Depois, em um segundo documento, informaram que a Corregedoria da GCM vai apurar as denúncias de que os guardas agrediram o homem e teriam forjado o porte de droga. No comunicado, a secretaria informa que “não compactua com desvios de conduta” e que, se ficar comprovada alguma irregularidade, os agentes serão punidos.

De acordo com a GCM os guardas informaram que estavam patrulhando a região quando decidiram abordar um “homem com um volume suspeito na altura da cintura”.

Segundo os agentes, ele “jogou uma sacola no chão e tentou fugir, mas foi contido pelos agentes”. Acrescentam que “depois encontraram a sacola e viram que dentro dela teria substâncias análogas a entorpecentes”. O caso foi registrado no 77º Distrito Policial. Assista:

Leia também:

+ Chega a 100 o número de mortes devido às chuvas em Pernambuco

+ Desemprego cai 10,5% no trimestre até abril e atinge 11,3 milhões de pessoas

Comentários

 




    gl