Sinal 5G chega a São Paulo na próxima quinta

5G. Foto: Reprodução/Facebook

Após chegar a Brasília, Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre, o sinal da tecnologia 5G será ativado na cidade de São Paulo na próxima quinta-feira (4).

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a ativação do sinal ocorreu devido ao número expressivo de pedidos para instalação de antenas do 5G, que superou o previsto no edital que autorizou o uso da nova tecnologia.

De acordo com as regras do edital, nessa primeira fase seriam necessárias, no mínimo, 462 estações ativadas até o dia 29 de setembro. Até esta terça-feira (2) a agência reguladora já havia recebido 1.378 pedidos de licenciamento na faixa de 3,5 GHz. O número corresponde a quase o triplo de antenas que deveriam ser instaladas na cidade até o final do ano.


Leia também:

+ Eleições 2022: Simone Tebet oficializa candidata a vice em chapa feminina

+ Bolsonaro admite em conversas medo de ser preso caso não seja reeleito


A instalação das antenas permite a antecipação da chamada limpeza do espectro na faixa de 3,5 Giga-hertz (GHz), para o funcionamento do 5G puro, o standalone.

O Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi) avalia que “como os pedidos superaram a quantidade prevista no edital, não vai haver problemas de interferência no sinal de antena parabólica, também na faixa de 3,5GHz”.

A estimativa é de que a cobertura do sinal 5G deve atingir, nesse primeiro momento, 25% da área urbana de São Paulo. “A maior concentração de antenas está no Centro Histórico, na região da Avenida Paulista e no Itaim Bibi. Já os bairros da Aclimação, da Mooca e do Brás, por exemplo, terão cobertura menor no início do processo”, informou a Anatel.

A agência informou ainda que foram instalados equipamentos para evitar interferências em 226 estações do Serviço Fixo por Satélite (FSS) e que testes foram realizados para confirmar a operação livre de interferências.

* Com informações da Agência Brasil

Comentários

 




    gl