Categories: São Paulo

Paulistão sem fim: Palmeiras vai à polícia; pedido é apuração de crime de falso testemunho

O Palmeiras pediu na última quarta-feira (1) instauração de inquérito policial para apurar se houve crime de falso testemunho cometido pelas pessoas ligadas à Federação Paulista de Futebol, que depuseram ao TJD-SP sobre a polêmica da final do Campeonato Paulista deste ano, em que o clube pede impugnação por suposta interferência externa na arbitragem em favor do Corinthians.

O clube alviverde recorreu à 23ª DP para que o assunto vá para a esfera criminal. Os alvos do Palmeiras são as inconsistências nos depoimentos de árbitros e dirigentes da FPF durante o inquérito instaurado pelo TJD, em abril – o tribunal paulista chegou à conclusão de que não havia elementos para comprovar a interferência e arquivou o caso.

Depois disso, o Palmeiras entrou com um pedido próprio de impugnação, mas o TJD entendeu que o clube já havia perdido o prazo para fazer isso. O tema atualmente está no STJD, nas mãos do relator José Perdiz, ainda sem data para ser discutido.

Entre as contradições apontadas pelo Palmeiras, estão o depoimento do quarto árbitro, Adriano de Assis Miranda, que afirmou ter dito três vezes seguidas a palavra “canto” (escanteio) imediatamente após o lance entre Ralf e Dudu na área.

Nenhum outro membro da equipe de arbitragem disse ter ouvido essas palavras no sistema de comunicação naquele momento, citando o barulho do estádio como provável motivo. O árbitro Marcelo Aparecido disse que só ouviu Adriano dizer “canto” em um segundo momento, após ter afastado os jogadores que estavam ao seu redor.

Outro ponto questionado pelo Palmeiras é a fala do diretor de arbitragem da FPF, Dionísio Domingos, que estava no gramado na função de tutor de arbitragem na final. Ele identificou Márcio Verri Brandão, membro da comissão de arbitragem da federação, como “segurança” em seu depoimento, afirmou que ele ficava nos túneis de acesso ao vestiário e disse que não sabia se Verri havia usado um celular em campo durante a partida.

Imagens de televisão, porém, mostraram que Verri mexia no celular bem ao lado de Dionísio durante o intervalo de oito minutos entre a marcação do pênalti e a mudança de decisão do árbitro. Segundo a FPF, ele usava o telefone naquele momento para pedir auxílio a conhecidos da Aeronáutica para a retirada de um helicóptero que estava sobrevoando o local.

O crime de falso testemunho é tipificado no artigo 342 do Código Penal e consiste em “fazer afirmação falsa, ou negar ou calar a verdade como testemunha, perito, contador, tradutor ou intérprete em processo judicial, ou administrativo, inquérito policial, ou em juízo arbitral”. A pena prevista é de dois a quatro anos de prisão.

Redação SP

Share
Published by
Redação SP
Tags: Campeonato PaulistaCorinthiansdestaque-4Falso testemunhoFPFPalmeiraspolíciaRádio SRzd

Recent Posts

  • Carnaval/SP

É hoje! Veja a programação do evento que definirá ordem dos desfiles do Carnaval SP

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, realiza neste sábado (18), a partir das 17h, um evento…

2 horas ago
  • Televisão

Azedou? Apresentadores do SBT protagonizam climão ao vivo nesta sexta

Bastidores: Na tarde desta sexta-feira (17), os apresentadores Marcão do Povo e Márcia Dantas protagonizaram um climão ao vivo durante…

12 horas ago
  • Carnaval/SP

Porta-bandeira Lenita tatua na pele seu amor pela Barroca Zona Sul

Nós nascemos e crescemos no meio de gente bamba. Por isso que somos a Faculdade do Samba. Essa emblemática frase,…

14 horas ago
  • Música

Vaza áudio de Sheila Mello para Scheila Carvalho, e a resposta, sobre relação entre elas

Vaza áudio de Sheila Mello e Scheila Carvalho sobre relação entre elas A empresária Sheila Mello, ex-bailarina do grupo É…

15 horas ago
  • Carnaval/RJ

Rio: enquete mostra quais os melhores temas do Grupo Especial 2025; veja o ranking

Qual tema mais te agradou entre os 12 do Grupo Especial do Rio? Carnaval. Na última quarta-feira (15) a Unidos…

15 horas ago
  • Música

Wanessa Camargo fala sobre transformação após BBB 24: ‘afrobetização’

Mudanças. Todas as pessoas que participam do Big Brother Brasil afirmam que o programa muda a visão de mundo que…

15 horas ago