Pacientes aguardam atendimento deitados em gramado de UPA em SP

Pacientes aguardaram atendimento deitados no gramado da UPA São João, em Guarulhos, na Grande São Paulo. Foto: Reprodução/TV Globo

Pacientes aguardaram atendimento deitados no gramado da UPA São João, em Guarulhos, na Grande São Paulo. Foto: Reprodução/TV Globo

Um surto de gripe provocado pelo vírus Influenza H3N2 levou a uma alta procura por atendimento em pronto socorros e UPA’s (Unidades de Pronto Atendimento) de várias cidades da região metropolitana de São Paulo.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram dezenas de pacientes de uma unidade localizada em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, deitados no gramado da unidade enquanto aguardavam por atendimento. As fotos foram tiradas na UPA São João, no bairro Cidade Soberana.

A administração municipal de Guarulhos informou à imprensa que o grande número de pacientes com sintomas de gripe é o responsável pela explosão de casos de pacientes procurando auxílio médico na cidade, gerando um volume acima da capacidade de atendimento, o que é visto nas imagens que circulam nas redes.

Segunda dados da Prefeitura de Guarulhos, neste mês, até o dia 19 (domingo), 8.051 casos de síndrome gripal foram notificados no município, embora não seja possível afirmar que todos eles, ou até mesmo que a maioria, sejam provocados pelo H3N2.

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou que há um “aumento significativo de indivíduos com sintomas respiratórios”. Nesta quarta-feira (22), a pasta confirmou oito casos da variante H3N2 do vírus da gripe (influenza A). Além disso, 27 casos suspeitos estão em investigação.

Segundo o comunicado, pessoas com sintomas gripais leves que procurarem atendimento em UPA ou PA serão encaminhadas para receber atendimento na Atenção Básica, que estará apoiando as unidades de urgência e emergência. A vacinação contra a Covid-19, bem como a vacinação de rotina, serão realizadas normalmente.

Comentários

 




    gl