No Vale do Paraíba, Doria diz que vai privatizar presídios e avisa: ‘Vai ter que trabalhar’

João Doria em campanha. Foto: PSDB

João Doria, do PSDB, candidato ao governo de São Paulo, afirmou nesta terça-feira (21) durante campanha em São José dos Campos, que pretende privatizar o sistema prisional paulista, caso seja eleito.

O candidato tucano esteve no Vale do Paraíba para participar de um debate na Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos e visitou o Mercado Municipal.

A região de São José abriga um dos maiores complexos prisionais do Estado, no eixo Taubaté-Tremembé. O Centro de Detenção Provisória de Taubaté, que está superlotado, foi cenário de uma rebelião no começo deste mês. Foram feitos 13 reféns e o motim durou quase 30 horas. Além de Tremembé e Taubaté, a região também tem presídios em São José, Potim e Caraguá.

Doria planeja mudar o sistema prisional e sugere que a concessão das unidades prisionais siga o modelo Parceria Público-Privada, em que o Estado ou município indica e fornece o terreno, enquanto o setor privado constrói e administra as penitenciárias.

“Dentro das muralhas será uma administração privada. O preso nesse sistema vai ter que trabalhar, inclusive para pagar seu custo”, disse Doria.

Comentários

 




    gl