Jovem de periferia e formada em Harvard é a 6ª mais votada para o Congresso Nacional em SP

Tábata Amaral. Foto: Reprodução do Instagram

A jovem Tábata Amaral, de 24 anos, foi a sexta candidata a deputada federal mais votada em São Paulo.

A paulistana é de Vila Missionária, periferia da Zona Sul de São Paulo, se candidatou pelo PDT e conseguiu mais de 264.450 votos.

Tábata estudou em escola pública até o 8º ano. Aos 12 anos, começou uma carreira como “atleta” do conhecimento. Ao todo, colecionou mais de 30 medalhas em olimpíadas de física, química, informática, matemática, astronomia, robótica e linguística.

Com o destaque nas olimpíadas de matemática, ela ganhou uma bolsa em uma escola privada. O colégio também bancou moradia e alimentação da estudante porque sua casa ficava distante, e os pais não podiam arcar com a despesa. Lá viu os horizontes se alargarem e ouviu pela primeira vez sobre a possibilidade de fazer faculdade fora do país.

Já de volta, em setembro de 2016, Tábata participou de uma sessão solene no Plenário da Câmara dos deputados, em Brasília, em um evento dos 10 anos do movimento “Todos pela educação”. No púlpito, fez um discurso sobre educação:

“Meu maior sonho é que o Brasil tenha um dia uma das melhores educações públicas do mundo. E para isso quero entrar para a política daqui a alguns anos, então é bem especial estar aqui. E para as pessoas do governo que estão aqui, entender que vocês têm o poder de impactar milhares de estudantes todos os dias. Então, não durmam bem, não fiquem satisfeitos enquanto a nossa educação for tão ruim”.

Comentários

 




    gl