Categories: São Paulo

Em Bauru: cartórios registram 19 mudanças de nome e gênero

Em dois meses, desde que os cartórios foram autorizados a alterar nome e gênero de pessoas transgênero, sem a necessidade de uma ação judicial, as unidades de Bauru, no interior de São Paulo, registraram 19 pedidos de mudança.

O levantamento foi feito pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo. Logo no primeiro dia da nova regra, um cartório de Bauru recebeu um pedido de alteração.

O requerimento foi protocolado pela maquiadora e vendedora Giovanna Contani da Silva, que já tem em mãos a nova certidão de nascimento e, assim, pôde emitir os demais documentos pessoais. Ela também foi uma das primeiras a receber a carteira social, um documento que já trazia a alteração do nome e gênero, mas de uso no âmbito municipal.

A autorização tornou efetiva a decisão do Supremo Tribunal Federal de março deste ano, que permitiu a troca de nome e gênero mesmo sem a realização da cirurgia, nem a necessidade de ação na Justiça.

Até então, em razão da ausência de ato normativo sobre os procedimentos a serem adotados pelas unidades, cabia a cada titular de cartório realizar ou não o procedimento, assim como a indicação dos documentos a serem solicitados ao cidadão.

São Paulo foi o terceiro Estado a normatizar a atuação dos cartórios diante da decisão do STF, segundo dados da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo.

“A publicação é muito importante, pois vamos conseguir recepcionar os pedidos sem a necessidade de uma apreciação judicial. A regulamentação da matéria, por meio do Provimento, dará mais credibilidade e segurança tanto para usuário quanto para o próprio cartório dar andamento a essa alteração”, afirma o presidente da Arpen, Gustavo Renato Fiscarelli.

Redação SP

Recent Posts

  • Entretenimento
  • Festival de Parintins

Superando dificuldades, Boi Caprichoso honra pagamentos de seguranças patrimoniais

Sem Festival Folclórico e sem patrocínio, o Boi Caprichoso enfrenta dificuldades para manter o funcionamento do próprio patrimônio. O planejamento,…

15 minutos ago
  • Música

Léo Chaves enterra volta de dupla com Victor: ‘Como sócios, a gente se odeia’

Preparando-se para o lançamento de seu primeiro DVD solo, Léo Chaves descartou a possibilidade de voltar com a dupla ao…

21 minutos ago
  • Brasil

Pesquisa Ipec: gestão de Bolsonaro é ruim ou péssima para 53%

Pesquisa Ipec divulgada na noite de quarta-feira (22) mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança da…

36 minutos ago
  • Carnaval/RJ

Viradouro divulga fantasias de composição de alegoria; veja as fotos

A Unidos do Viradouro divulgou, nesta quinta-feira (23), as fantasias de composição de alegoria da escola para o Carnaval 2022.…

56 minutos ago
  • Política

Flávio Bolsonaro nega encontro com diretor da Precisa Medicamentos

O senador pelo Rio de Janeiro, Flávio Bolsonaro (Patriota) informou, através de nota, ter feito uma viagem para Las Vegas,…

1 hora ago
  • Carnaval/RJ

Saiba qual é o samba favorito do público na final da Beija-Flor

O público do SRzd votou e elegeu seu samba favorito na final do concurso que elegerá o hino da Beija-Flor de Nilópolis…

2 horas ago