Alesp cassa Mamãe Falei; ex-deputado perde direitos políticos por 8 anos

Arthur do Val, o Mamãe Falei, na Ucrânia. Foto: Reprodução/Instagram

Arthur do Val, o Mamãe Falei, na Ucrânia. Foto: Reprodução/Instagram

A Alesp, a Assembleia Legislativa de São Paulo, aprovou, nesta terça-feira (17), a cassação do mandato do ex-deputado Estadual Arthur do Val (União Brasil), conhecido como Mamãe Falei.

Apesar de ter renunciado ao cargo, a cassação significa que ele perde seus direitos políticos por oito anos, atendendo determinação da Lei da Ficha Limpa.

A cassação foi aprovada por todos os 73 deputados que participaram da sessão. Para ter o mandato cassado, era preciso 48 votos entre os 94 deputados Estaduais que integram a Alesp.

Do Val é o primeiro deputado cassado na Casa em mais de 23 anos. O último parlamentar que havia sido cassado pelo Legislativo Paulista foi Hanna Garib, em 1999, que era acusado de fazer parte da chamada “máfia dos fiscais” da cidade de São Paulo.

Ele era alvo de 21 representações pedindo sua cassação por quebra de decoro parlamentar, após dizer frases sexistas contra mulheres refugiadas ucranianas.

Mamãe Falei esteve junto de um dos coordenadores do MBL, o Movimento Brasil Livre, Renan Santos, na Ucrânia. Eles retornaram ao Brasil depois de dois dias completos no país e disseram que participaram da confecção de coquetéis molotov para o exército que se defende dos russos.

Mas o que gerou revolta, na ocasião, em milhares de internautas, no meio político e ganhou grande repercussão logo em seguida, foram os áudios do parlamentar sobre as mulheres ucranianas. Clique aqui para relembrar.

Leia também:

+ Idade mínima e ficha limpa: saiba quem pode ser candidato no Brasil

+ Eleições 2022: pré-candidatos já podem iniciar vaquinha virtual

Comentários

 




    gl