Rodrigo Maia rebate Bolsonaro: ‘Ninguém quer suprimir o papel do presidente’

Rodrigo Maia. Foto: Reprodução

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, declarou nesta segunda-feira (24) que o Congresso deve assumir um papel relevante na agenda do Brasil, mas negou que esteja em curso uma tentativa de impor um “parlamentarismo branco”.

“Ninguém quer suprimir o papel do presidente da República nem de suas prerrogativas, até porque há muitos projetos que dependem do Poder Executivo. Tem outros que podem ter prerrogativas dos parlamentares e nós faremos. Mas sempre em conjunto”, disse Maia ao assegurar que algumas propostas estão sendo discutidas em conjunto com o governo.

A declaração do presidente da Câmara ao jornal “O Estado de S. Paulo” surge dias após o presidente Jair Bolsonaro ter atacado o Congresso ao dizer que os parlamentares “querem deixá-lo como a rainha da Inglaterra”, ou seja, sem poder efetivo.

Os comentários foram feitos por Bolsonaro ao tratar de um projeto de lei aprovado na Câmara e no Senado que, segundo ele, delegaria ao Parlamento a indicação de integrantes de agências reguladoras, e não pela Presidência da República.

“Se isso aí se transformar em lei, todas as agências serão indicadas por parlamentares. Imagina qual o critério que vão adotar”, disse o presidente da República.

Na entrevista a jornalistas, Bolsonaro ainda criticou o que chamou “superpoderes” do Legislativo e disse que existe uma minoria no Congresso que “perdeu alguma coisa e quer recuperar”. Ao mesmo tempo, qualificou as agências regulatórias como um “poder paralelo”.

Comentários

 




    gl