Rodrigo Maia: é difícil passar a criação de qualquer novo imposto na Câmara

Rodrigo Maia. Foto: Agência Brasil

Rodrigo Maia. Foto: Agência Brasil

“É difícil passar a criação de qualquer novo imposto na Câmara dos Deputados. Eu não acho que a gente precisa de imposto para aumentar a arrecadação”. A avaliação é do presidente da Casa, Rodrigo Maia, que participou nesta quarta-feira (15) da Expert XP 2020.

Segundo ele, a proposta de unificação dos impostos, com a criação do IVA (Imposto sobre Valor Agregado) nacional, começará a ser discutida pelos parlamentares nesta quinta-feira (16).

Ao comentar a PEC 45, Maia disse que vê com bons olhos o texto para que cada ente federativo fixe uma parcela da alíquota total do imposto por meio de lei ordinária, federal, estadual, distrital ou municipal.

Sobre a taxação de grandes fortunas, ele afirmou que não acredita que esse seja o caminho. “As pessoas têm a expectativa de aumentar tributação sobre a renda, mas pelas contas que eu recebo de tributaristas, não parece que esse seja o caminho”, disse.

Para Maia, algumas mudanças que ele chamou de “polêmicas” são possíveis, como o financiamento de uma parte da desoneração das folhas de pagamento, mas é preciso diálogo antes da votação.

“Não temos problema em discutir como financiar uma parte da desoneração. (…) Minha pauta sempre será garantida pelo diálogo. O presidente [da Câmara] é apenas o coordenador dos trabalhos.”










 

Comentários

 




    gl