Categories: Brasil

Rock in Rio: Vigilância Sanitária faz balanço dos 3 primeiros dias de festival

A Vigilância Sanitária do Rio realizou nos três primeiros dias de Rock in Rio 294 inspeções, que resultaram em 41 multas e inutilização de 610 quilos de alimentos (sanduíches, queijos, linguiças, embutidos, cogumelos, churros, carne de sol, especiarias, e hambúrgueres), por serem considerados impróprios para consumo.

No período, 90 técnicos foram escalados para atuar no Rock in Rio; eles fiscalizaram as condições higiênicas de estabelecimentos que comercializaram alimentos, dos postos médicos, das ambulâncias, salões de beleza, dos ambientes de uso comum, da água de consumo, além de verificar as condições de trabalho oferecidas e a destinação do lixo.

As multas aplicadas foram por alimentos conservados em temperaturas inadequadas, sem rótulos, falta de asseio, falta de sistema de água quente corrente nas cozinhas, falta de certificado de capacitação, exaustão ineficiente, falta de lavatório para as mãos, falta de equipamentos de proteção individual de trabalhadores e falta de asseio em banheiro da força de trabalho do evento.

Trabalho da Vigilância começou bem mais cedo

A Vigilância Sanitária promoveu ações prévias de orientação e fiscalização para todos os envolvidos no RIR 2017. Foram realizados 36 cursos sobre noções básicas de higiene na manipulação de alimentos, para quase dois mil funcionários e responsáveis dos estabelecimentos que comercializam alimentos no evento; e reuniões com coordenadores do evento e responsáveis técnicos dos estabelecimentos, para explicar como seriam feitas as ações e o que seria alvo de inspeção.

Além das atividades educativas e de orientação, também aconteceram prévias, como inspeção na sede dos fornecedores de alimentos, inspeção da equipe de montagem da estrutura, e da alimentação e condições de trabalho oferecidas aos trabalhadores que ergueram o Rock in Rio. Foram realizadas inspeções no período de 6 de julho a 12 de setembro, quando ocorreram 21 autuações referentes a condições inadequadas de trabalho, alimentos impróprios para consumo, e falta de higiene e organização. Também foram coletadas amostras de alimentos para serem analisadas em laboratório, que resultaram em laudos satisfatórios.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Carnaval/SP

Leia a sinopse do enredo da Acadêmicos do Tatuapé para o Carnaval 2025

Terceira colocada no Carnaval de 2024, a Acadêmicos do Tatuapé lançou o seu enredo para o desfile do próximo ano…

5 horas ago
  • Geral

Camila Moura, ex de Lucas Buda, lança série autobiográfica

Camila Moura, ex-mulher do ex-BBB Lucas Buda, lançou neste sábado (27) uma série autobiográfica em sua conta no Instagram. No…

5 horas ago
  • Brasil

‘Carro do flagra’ viraliza na internet: ‘Marcelo, tua casa caiu’

Um vídeo que mostra o "carro do flagra" viralizou nas redes sociais nos últimos dias. Nas imagens, é possível ver…

7 horas ago
  • Entretenimento
  • Música

Gusttavo Lima interrompe show e alerta equipe: ‘Atenção, segurança’

O sertanejo Gusttavo Lima se apresentava no Ribeirão Rodeo Music, em Ribeirão Preto (SP), na manhã deste domingo (28), quando…

7 horas ago
  • Brasil

Morte de Joca: Veterinários pedem regulamentação para transporte de animais

Após o caso do cachorro Joca, que morreu enquanto estava em trânsito, sob a responsabilidade de uma companhia aérea, o…

9 horas ago
  • Carnaval/SP

Lugar de Gente Feliz: Veja as transformações na quadra da Dragões em 14 anos

Lugar de Gente Feliz e que a cada ano se torna melhor. Assim podemos abordar a quadra social da escola…

9 horas ago