Rock in Rio: Comlurb fecha limpeza com 374 toneladas de resíduos coletados

Comlurb fecha limpeza no Rock in Rio. Foto: Comlurb/Divulgação

Comlurb fecha limpeza no Rock in Rio. Foto: Comlurb/Divulgação

A Comlurb encerrou o esquema especial de limpeza do Rock in Rio, neste domingo (6), com a remoção de 56,4 toneladas de resíduos, sendo 17,3 toneladas de orgânicos, incluindo as áreas interna e externa, e 39,1 de materiais potencialmente recicláveis. O total de resíduos coletados desde o evento-teste, em 24 de setembro, chegou a 374 toneladas, sendo 128,3 toneladas de orgânicos e 245,7 toneladas de recicláveis. O Lixo Zero aplicou 26 multas pelo descarte irregular de pequenos resíduos durante o festival, na área externa ao Parque Olímpico.

A Comlurb destinou os resíduos potencialmente recicláveis para os catadores cooperativados credenciados pela Companhia nas centrais de triagem em Irajá e Bangu. Durante o evento, uma equipe da Coleta Seletiva realizou a triagem do material em pontos estratégicos para aumentar o percentual de resíduos recicláveis.

Os resíduos orgânicos foram encaminhados ao EcoParque do Caju, da Comlurb, para serem utilizados na Unidade de Biometanização, onde serão transformados em biogás para geração de energia, biocombustível ou condicionador de solos, e para compostagem, e os rejeitos destinados à empresa Usina Verde, pioneira no Brasil no desenvolvimento tecnológico para a recuperação de resíduos sólidos, para incineração e transformação em energia.

O presidente da Comlurb, Paulo Mangueira, comemorou a estratégia de segregação de materiais posta em prática durante o maior festival de música do mundo.

“Desde o início do planejamento para esta edição do Rock in Rio tínhamos em mente fazer algo diferente, que impactasse positivamente, que tivesse o carimbo da sustentabilidade. E a ideia de valorizar a coleta de materiais potencialmente recicláveis mostrou-se acertada. Vamos repetir a estratégia nos próximos grandes eventos , como Réveillon e Carnaval, gerando emprego e renda nas cooperativas de catadores”, adiantou Paulo Mangueira.

A Comlurb foi contratada pelo segundo ano para executar o serviço de limpeza, coleta e dar a destinação final adequada aos resíduos gerados na fase de montagem, durante o evento e desmontagem. A Companhia disponibilizou 1.143 garis e 158 agentes de limpeza urbana para executar os serviços de varrição e limpeza das áreas de circulação do público, VIP, arenas 2,3 e velódromo, palcos e camarins, além de banheiros e postos de saúde.

Os garis atuaram na parte interna em três turnos, com o apoio de 18 caminhões compactadores, um caminhão gaiola, quatro caminhões pipa, um mini basculante, duas varredeiras, 19 vans e 58 sopradores.

Foram colocados na área interna 2.000 contêineres, sendo 1.000 com adesivos azuis para orgânicos e 1.000 com identificação na cor verde para os resíduos potencialmente recicláveis para o descarte correto de lixo. Na área externa, atuaram mais 169 garis também em três turnos, com o apoio de nove veículos, incluindo caminhões compactadores e pipa, além de 30 sopradores. A área externa contou com 160 contêineres.

Comentários

 




    gl