Categories: Brasil

Rio quer contratar até o ano que vem 1800 agentes especiais para cuidar de deficientes

O primeiro acompanhamento aos alunos com necessidades especiais é realizado dentro das salas de aula em âmbito pedagógico. Até o ano passado o Rio tinha apenas 150 agentes de apoio nas escolas para cerca de 14 mil alunos com necessidades especiais.

No primeiro dia de trabalho, o secretário, com a autorização do prefeito, convocou mais 900 mediadores para as escolas. Eles estão sendo chamados até o fim de maio.

No final de fevereiro foram convocados os primeiros 301 agentes especiais, dos quais 174 já estão em exercício. A Secretaria de Educação, Esportes e Lazer informa que tem que esperar 30 dias para tornar sem efeito a convocação dos que ou não compareceram, embora chamados, ou não foram considerados aptos pela perícia médica. Só depois desse prazo pode convocar os novos 128 mediadores para ocuparem o restante das vagas do primeiro chamado. Todos os procedimentos necessários para a convocação dos outros 600 agentes já foram realizados e o pedido de chamada desses profissionais já foi encaminhado à Subsecretaria de Serviços Compartilhados.

A Secretaria sabe que esse número ainda não é o bastante. Terão que ser contratados outros 1800 agentes especiais em 2018, para que sejam atendidos 3 alunos por cada um dos agentes.

Foto: Divulgação

“Logo que assumimos, nos deparamos com um enorme contingente de crianças com deficiência sem agentes. Mesmo diante de um momento de crise, o prefeito nos autorizou a preencher essas vagas. Sabemos que o número é insuficiente, mas esperamos zerar o banco de vagas até o próximo ano”, afirmou César Benjamin, acrescentando que cuidar de crianças é um ato de amor e entrega.

Além desses agentes, os alunos continuarão a contar com o acompanhamento de estagiários, que começam a chegar às escolas do município seguindo o calendário de reinício das aulas nas universidades. Os convênios firmados entre a Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Lazer e as instituições de ensino públicas e privadas estão mantidos.

A Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro, em cumprimento à legislação brasileira, oferece aos alunos público-alvo da Educação Especial o Atendimento Educacional Especializado (AEE) realizado em Salas de Recursos Multifuncionais. Este serviço tem a função de identificar e elaborar recursos de acessibilidade desses estudantes, eliminando barreiras e favorecendo o processo de inclusão. Todos os professores que atuam no AEE recebem formação continuada na área da Educação Especial para que possam atender às especificidades desses alunos. Além do AEE, esta Rede Pública de Ensino conta com a atuação de Agentes de Apoio à Educação Especial. Estes profissionais concursados recebem formação pelo Instituto Municipal Helena Antipoff e oferecem suporte aos alunos quanto aos cuidados essenciais referentes à alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação e lazer.

A Secretaria esclarece também que todos os alunos são acompanhados pelas equipes pedagógicas treinadas pelo próprio IHA, seja em sala de aula ou nas Salas de Recursos, que oferece periodicamente formação para os professores regentes. Mas por serem menores de idade, ao completar os nove anos do Ensino Fundamental, são apenas encaminhados à Rede de Ensino do Estado, que é responsável pelo Ensino Médio. A partir da maioridade é que se pode encaminhar o aluno ao mercado de trabalho.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Entretenimento
  • Famosos

40 mil pessoas comparecem a Futebol Solidário

Solidariedade. Uma seleção de celebridades participou do Futebol Solidário neste domingo (26), no Maracanã, para arrecadar doações para os moradores atingidos…

2 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos

Mundo Zira: Exposição de Ziraldo no CCBB prorrogada até 3 de junho

A exposição Mundo Zira, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), prevista para encerrar na próxima segunda-feira (27), foi prorrogada até…

4 horas ago
  • Carnaval/SP

Camisa 12 revela reformulação após repetir erro por três desfiles seguidos

Sétima colocada no Grupo de Acesso 2 neste ano, a escola de samba Camisa 12 não quer repetir mais os…

6 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos

Miss Buenos Aires, de 60 anos, fica sem a coroa do Miss Universo

A miss Buenos Aires 2024, Alejandra Marisa Rodríguez, de 60 anos, que despertou a curiosidade do mundo ao chegar à final…

6 horas ago
  • Brasil
  • Política

STF prorroga cotas raciais em concursos públicos até nova votação da lei

O ministro Flavio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu neste domingo (26) uma liminar que prorroga a validade das…

8 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música

Eduardo Dussek emociona público em homenagem a Ney Matogrosso

Música. A participação do cantor e compositor Eduardo Dussek nesse sábado (25) no programa Altas Horas, da TV Globo, apresentado por…

9 horas ago