Dia de São Jorge: samba e feijoada em diversas regiões do Rio de Janeiro

Igreja de São Jorge, na cidade do Rio de Janeiro. Foto: Cristina Índio/Agência Brasil

Rio.  Nesta terça-feira (23) é dia de celebrar São Jorge, um dos mais populares santos entre os cariocas. O feriado no estado do Rio de Janeiro tem diversas atrações e, é claro, as tradicionais feijoadas em homenagem ao ‘Santo Guerreiro’.

Logo cedo, às 8h46, tem a concentração do famoso Trem do Samba, na Central do Brasil. A partida do ramal Saracuruna rumo a Olaria está programada para 11h09. Por lá, o público segue para a Travessa Pixinguinha e depois até a Praça Ramos Figueira – Reduto Pixinguinha. No caminho, haverá homenagens a personalidades do ritmo. A entrada é o valor usual do bilhete da SuperVia.

+ Feijoada e samba:

A escola de samba Unidos de Padre Miguel, atual campeã do Acesso, celebra o dia de seu padroeiro às 8h30, com missa em ação de graças, na quadra. A partir das 13h, haverá feijoada e uma série de atrações.

A abertura fica por conta do grupo PegaBlack. Em seguida, show com o Samba de Caboclo. Logo depois, a UPM fará a apresentação de sua equipe oficial para a estreia no Grupo Especial em 2025.

Viradouro recebe a Portela

A atual campeã do Carnaval, a Unidos do Viradouro vai promover, a partir das 14h, tradicional feijoada em sua quadra recebendo a Portela, maior campeã da cidade.

A Imperatriz Leopoldinense exalta São Jorge com festa em sua quadra social; feijoada e show de Mumuzinho. Além do cantor, DJ Peyper, do Grupo Segura Nega, e apresentação do Pagode do Mestre Lolo, com todos os segmentos da Rainha de Ramos.

A Unidos de Vila Isabel vai receber o sambista Jorge Aragão na homenagem ao Dia do Santo Guerreiro, além dos grupos Galocantô e Bom Gosto, e do DJ Bacalhau. A pista individual custa R$ 20 e a dupla R$ 35. Os ingressos são vendidos pelo site SYMPLA.

+ Mais:

O Cordão do Bola Preta promove feijoada com música e participação da Tia Surica, presidente de honra da Portela. O evento acontece entre 12h e 18h, na sede do Bola Preta, na Rua da Relação, 3, no Centro do Rio. A feijoada é gratuita.

O Quilombo Cafundá Astrogilda, no Parque da Pedra Branca, que completa dez anos de reconhecimento oficial pelo governo do Estado, vai oferecer feijoada em frente ao restaurante Tô de Boa. A comida será distribuída de graça após a procissão com a imagem do santo.

Ainda nesta terça, entra em cartaz na Ocupação IBORU a mostra ALAKORÔ, exposição gratuita de Sérgio Marimba, com curadoria de Bianca Ramoneda. A inauguração vai receber o público das 11h às 19h, com a música de Marcelo D2, DJ Set, batuques e cantorias de Ogum, e uma feijoada do Agô Bar da Encruza. A Ocupação IBORU fica na Rua Sete de Setembro, 43, no Centro do Rio.

Restaurantes e bares do polo gastronômico de Santa Teresa vão promover o Circuito de Caldinhos, preparados com diferentes ingredientes e acompanhados de uma dose de cachaça, além das tradicionais feijoadas e muitas atrações musicais.

Comentários

 




    gl