Rio de Janeiro confirma primeiro caso de subvariante da Ômicron: BA.2

Teste de Covid-19. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Teste de Covid-19. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Secretaria de Saúde do estado do Rio de Janeiro confirmou, no início da noite desta sexta-feira (4), o primeiro caso de uma subvariante da Ômicron, chamada BA.2.

Antes, outros dois casos foram confirmados em São Paulo, segundo o Ministério da Saúde. A Ásia e a Europa registraram, nas últimas horas, aumento de casos de Covid-19 provocados pela BA.2. Agora, as autoridades de saúde cariocas investigam para saber onde essa pessoa esteve recentemente.

Cientistas envolvidos nas pesquisas em torno da pandemia suspeitam que essa subvariante seja mais transmissível do que as anteriores. A secretaria afirmou que ainda não há motivo para preocupação, neste momento, e que continua a fazer o sequenciamento do novo coronavírus.

A BA.1 responde pela maioria dos casos, primeira variante da Ômicron. Segundo a OMS, a Organização Mundial da Saúde, quase 99% do DNA viral submetido ao banco de dados global foi sequenciado como essa subvariante.

A BA.1 foi detectada pela primeira vez em novembro de 2021, em sequências analisadas pelo banco de dados das Filipinas.

Cenário desta sexta-feira causa preocupação

O Brasil registrou, nesta sexta-feira, 1.074 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 631.069 óbitos desde o início da pandemia.

Com isso, a média móvel de mortes nos últimos sete dias é de 732 e se tornou a maior registrada desde o dia 23 de agosto de 2021.

Leia também:

+ Covid-19: Pela 1ª vez desde agosto, Brasil tem mais de mil mortos em 24h

+ CoronaVac induz anticorpos em 85,2% dos pacientes com câncer, mostra estudo

Comentários

 




    gl