Categories: BrasilPolítica

Após resultado mais apertado desde 1989, disputa entre Lula e Bolsonaro promete ser tensa

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, e o atual presidente, Jair Bolsonaro, do PL, decidirão em 30 de outubro quem irá governar o Brasil a partir de janeiro de 2022.

O resultado do primeiro turno da eleição deste domingo (2) foi o mais apertado já registrado em um primeiro turno desde 1989. A diferença entre Lula, que soma 48,2% dos votos válidos, e de Bolsonaro, que marcou 43,3% do total, foi de 5,1 pontos, o equivalente a pouco mais de 6 milhões de votos.

Bolsonaro começou a apuração em primeiro lugar e com uma vantagem de cerca de sete pontos sobre Lula, mas o petista virou a disputa e conseguiu terminar em primeiro, mas sem conseguir evitar o segundo turno.

A decepção foi Ciro Gomes, do PDT, que terminou em quarto lugar, atrás da senadora Simone Tebet, do MDB, uma das surpresas do pleito. Ciro teve 3,05% dos votos e Tebet, 4,16%. Votos brancos somaram 1,59% e nulos, 2,82%.

Em discurso após o resultado das urnas, Lula agradeceu a votação e afirmou que o momento agora é de voltar a fazer campanha e ir às ruas, sem tempo para descanso e conversar com adversários.

“Eu sempre achei que a gente ia ganhar essas eleições e vamos ganhar. Isso para nós é apenas uma prorrogação”, disse Lula, que desde o começo da campanha, em 16 de agosto, aparecia em primeiro lugar nas pesquisas eleitorais.

Já Bolsonaro falou a jornalistas e seguidores no Palácio da Alvorada, em Brasília. Ele não quis comentar o desempenho das urnas eletrônicas, que ele ataca frequentemente, e sinalizou que tentará convencer o eleitorado mais pobre, que se inclina ao petista, irritado com a inflação.

“Eu entendo que tem muito voto que foi pela condição do povo brasileiro, que sentiu o aumento dos produtos. Em especial, da cesta básica. Entendo que há uma vontade de mudar por parte da população, mas tem certas mudanças que podem vir para pior”, disse o presidente, que mostrou sua força política com a eleição de aliados para vários cargos após o término da apuração deste domingo.

Fato é que as próximas semanas até o segundo turno em 30 de outubro, prometem uma disputa acirrada e tensa, agora mais do que nunca, afinal, todas as atenções estarão centradas em Bolsonaro e Lula.

A expectativa é de que os dois candidatos aproveitem os debates, sabatinas, reuniões, redes sociais, visitas às ruas e todas as possibilidades possíveis para conquistar os votos que os separam da vitória.

Leia também:

+ veja a cobertura das eleições 2022

Redação SRzd

Recent Posts

  • Entretenimento
  • Televisão

Mais uma! Após saída de Deolane, Pétala também desiste de ‘A Fazenda 14’

Após a desistência de Deolane Bezerra, nesta segunda-feira (5), outra participante também pediu para sair do reality: Pétala Barreiros. A informação…

7 horas ago
  • Carnaval/SP

Parada e Vila Natalina com elementos carnavalescos são atrações em São Paulo

O que acontece quando a magia do Natal se junta ao mundo encantado dos contos clássicos e o Carnaval? Simplesmente…

8 horas ago
  • Geral

Pelé agradece homenagem de jogadores: ‘Fizeram muito feliz o meu dia’

O Brasil goleou a Coréia do Sul por 4 a 1 nesta segunda-feira (5), pelas oitavas de final da Copa…

8 horas ago
  • Carnaval/SP

Vídeos dos minidesfiles do Grupo Especial 2023 na Fábrica do Samba

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo realizou, no último sábado (3), na Fábrica do Samba, a…

8 horas ago
  • Carnaval/RJ

Aberta venda de ingressos de arquibancadas e mesas para o Carnaval do Rio 2023

A Liga Independente das Escolas de Samba, Liesa, abriu nesta segunda-feira (5), a venda de ingressos para as arquibancadas e…

9 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Televisão

RecordTV se pronuncia sobre avisar Bárbara Borges da morte de avó

Confinada em "A Fazenda 14", a atriz Bárbara Borges perdeu a avó, Avyvan. Ela morreu nesta segunda-feira (5) e ganhou…

10 horas ago