Categories: BrasilPolítica

Após resultado mais apertado desde 1989, disputa entre Lula e Bolsonaro promete ser tensa

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, e o atual presidente, Jair Bolsonaro, do PL, decidirão em 30 de outubro quem irá governar o Brasil a partir de janeiro de 2022.

O resultado do primeiro turno da eleição deste domingo (2) foi o mais apertado já registrado em um primeiro turno desde 1989. A diferença entre Lula, que soma 48,2% dos votos válidos, e de Bolsonaro, que marcou 43,3% do total, foi de 5,1 pontos, o equivalente a pouco mais de 6 milhões de votos.

Bolsonaro começou a apuração em primeiro lugar e com uma vantagem de cerca de sete pontos sobre Lula, mas o petista virou a disputa e conseguiu terminar em primeiro, mas sem conseguir evitar o segundo turno.

A decepção foi Ciro Gomes, do PDT, que terminou em quarto lugar, atrás da senadora Simone Tebet, do MDB, uma das surpresas do pleito. Ciro teve 3,05% dos votos e Tebet, 4,16%. Votos brancos somaram 1,59% e nulos, 2,82%.

Em discurso após o resultado das urnas, Lula agradeceu a votação e afirmou que o momento agora é de voltar a fazer campanha e ir às ruas, sem tempo para descanso e conversar com adversários.

“Eu sempre achei que a gente ia ganhar essas eleições e vamos ganhar. Isso para nós é apenas uma prorrogação”, disse Lula, que desde o começo da campanha, em 16 de agosto, aparecia em primeiro lugar nas pesquisas eleitorais.

Já Bolsonaro falou a jornalistas e seguidores no Palácio da Alvorada, em Brasília. Ele não quis comentar o desempenho das urnas eletrônicas, que ele ataca frequentemente, e sinalizou que tentará convencer o eleitorado mais pobre, que se inclina ao petista, irritado com a inflação.

“Eu entendo que tem muito voto que foi pela condição do povo brasileiro, que sentiu o aumento dos produtos. Em especial, da cesta básica. Entendo que há uma vontade de mudar por parte da população, mas tem certas mudanças que podem vir para pior”, disse o presidente, que mostrou sua força política com a eleição de aliados para vários cargos após o término da apuração deste domingo.

Fato é que as próximas semanas até o segundo turno em 30 de outubro, prometem uma disputa acirrada e tensa, agora mais do que nunca, afinal, todas as atenções estarão centradas em Bolsonaro e Lula.

A expectativa é de que os dois candidatos aproveitem os debates, sabatinas, reuniões, redes sociais, visitas às ruas e todas as possibilidades possíveis para conquistar os votos que os separam da vitória.

Leia também:

+ veja a cobertura das eleições 2022

Redação SRzd

Recent Posts

  • Famosos

Porchat se emociona com Déa Lúcia no teatro: ‘Feliz e muito triste’

Porchat se emocionacom Déa Lúcia no teatro: 'Feliz e muito triste' Fábio Porchat se emocionou com a presença de Déa…

17 minutos ago
  • Carnaval/SP

Veja o logotipo do enredo da Acadêmicos do Tatuapé para o Carnaval 2025

Terceira colocada no Carnaval de 2024, a Acadêmicos do Tatuapé lançou o seu enredo para o desfile do próximo ano…

35 minutos ago
  • Carnaval/RJ

Ex-BBB 24 faz mistério sobre desfilar na Marquês de Sapucaí no Carnaval 2025

Ex-BBB 24 faz mistério sobre desfilar na Marquês de Sapucaí no Carnaval 2025 Rio. Alane Dias concedeu entrevista ao Grupo Liberal…

2 horas ago
  • Carnaval/RJ

‘Ópera dos Terreiros: O canto do encanto da alma brasileira’; leia a sinopse de mais um enredo 2025 no Rio

Ópera dos Terreiros: O canto do encanto da alma brasileira; leia a sinopse de mais um enredo 2025 no Rio…

2 horas ago
  • Televisão

Emoção e revolta: Ana Maria e tutor de Joca choram ao comentar morte do cão

Emoção e revolta: Ana Maria e tutor de Joca choram ao comentar morte do cão. Cachorro morreu durante transporte feito…

3 horas ago
  • Televisão

Treta? Temos! A Grande Conquista vira caos e puro suco de confusão; confira

Treta? Temos! A Grande Conquista vira caos e puro suco de confusão! Reality show da RecordTV começou há poucos dias…

3 horas ago