Resultado do Enem já está disponível; saiba como consultar e usar nota

Aplicativo Enem. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Aplicativo Enem. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem ser acessados por meio da Página do Participante, utilizando o login único da plataforma gov.br.

Para consultar o resultado individual, acesse o Site do INEP,  através deste link. Depois, faça login na página do participante; clique na opção “Página do Participante” e faça login usando seu CPF e senha cadastrada durante a inscrição no Enem. Caso tenha esquecido a senha, é possível recuperá-la na própria página.

Após fazer o login, procure pela opção que permite acessar o “Resultado Individual”. Esta seção contém informações detalhadas sobre a sua pontuação em cada uma das avaliações do Enem.

As provas foram aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro de 2023. Ao todo, mais de 3,9 milhões de pessoas participaram do certame.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as notas dos chamados “treineiros” – candidatos que participaram do exame em busca de autoavaliação, sem concorrer às vagas – serão divulgadas somente em março. Já o espelho com a avaliação das redações será disponibilizado em 90 dias.

Além de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, o Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Os resultados também são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Lembrando que há instituições privadas de ensino superior que usam a nota do Enem no processo seletivo ou que oferecem descontos nas mensalidades a partir do desempenho do candidato nesse exame. As regras e datas variam de universidade para universidade.

* Com informações da Agência Brasil e Ministério da Educação

Comentários

 




    gl