Categories: BrasilPolítica

Raquel Dodge quer transferir Sérgio Cabral para presídio federal

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, defendeu no Supremo Tribunal Federal (STF) a transferência do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral para um presídio federal.

Em parecer enviado à Corte, a procuradora afirma que Cabral “desempenhou função de liderança em organização criminosa” que atuou no Rio e cita suposto privilégios indevidos dentro do presídio em Benfica, onde o ex-governador está preso.

Segundo Dodge, Sério Cabral está recebendo tratamento privilegiado e faz ameaças ao juiz Marcelo Bretas, relator das ações penais a que o ex-governador responde na Justiça Federal do Rio.

“É por esta razão que, para evitar que o paciente exerça sua condição de líder de organização criminosa, com força política e poder de influência inegáveis no Estado do Rio de Janeiro, para obter e gozar de benefícios indevidos no cárcere e receber informações privilegiadas aptas a causar embaraços, intimidação e ameaçar ostensiva ou veladamente o magistrado competente para processar e julgar diversas ações penais que tramitam contra ele, é necessária sua transferência para um dos presídios federais”, diz o parecer.

Há duas semanas, o ministro Gilmar Mendes rejeitou o mesmo pedido de transferência, argumentando na decisão que a atividade profissional da família de Bretas havia sido divulgada pelo próprio juiz em uma reportagem publicada um mês antes da audiência na qual Cabral demonstrou conhecimento sobre ela, motivo pelo qual não se poderia inferir que o ex-governador estaria recebendo informações indevidas dentro da prisão.

Cabral pede desculpas ao juiz Marcelo Bretas

Durante audiência realizada nesta terça-feira (8), no Rio, o ex-governador Sérgio Cabral pediu desculpas ao juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal,.

Na última audiência com o juiz, o clima ficou tenso depois que Cabral citou que a família de Bretas era envolvida com o negócio de joias, o que foi visto como ameaça pelo magistrado.

“Até me exaltei naquela situação, peço desculpas”, disse Cabral. “Está superado”, respondeu Bretas.

Cabral afirmou que “não tem nada contra” o juiz federal e negou ter encomendado um dossiê sobre a vida dele.

Bretas afirmou que a decisão de pedir a transferência de Cabral a um presídio federal – negada pelo ministro Gilmar Mendes no Supremo Tribunal Federal (STF) – foi motivada por informações anteriores ao desentendimento na audiência.

* Com informações da Agência Brasil

Redação SRzd

Recent Posts

  • Brasil

Leia a carta de sobrinha para médico que morreu em abrigo no Rio Grande do Sul

Comovente. A sobrinha do médico Leandro Medice, de 41 anos, escreveu uma carta para o tio nas redes sociais após…

13 minutos ago
  • Entretenimento
  • Música

Ivete Sangalo e Ludmilla surpreendem e cancelam turnês em estádios

Cantoras com turnês planejadas para acontecerem em estádios pelo Brasil, Ivete Sangalo e Ludmilla anunciaram, na manhã desta quarta-feira (15),…

45 minutos ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música

Gracyanne Barbosa se manifesta sobre golpe e agressão envolvendo Belo

A polêmica continua. Separados, Gracyanne Barbosa e Belo estão enfrentando uma nova onda de rumores. Segundo o colunista Leo Dias,…

1 hora ago
  • Carnaval/SP

Veja a programação do evento que definirá ordem dos desfiles do Carnaval SP

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, realiza no próximo dia 18 de maio (sábado), a partir…

2 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Televisão

Ex-assistente revela caso com Gugu Liberato e diz que está no testamento

As polêmicas envolvendo o apresentador Augusto Liberato, o Gugu, parecem que estão longe de chegar ao fim. Nando Soares, ex-animador…

3 horas ago
  • Brasil

Prejuízo com as chuvas no Rio Grande do Sul ultrapassa R$ 8,9 bilhões, diz CNM

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) estima em R$ 8,9 bilhões o valor do prejuízo de municípios gaúchos atingidos por…

3 horas ago