Randolfe Rodrigues pede convocação de Jair Bolsonaro à CPI da Covid-19

Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução de Internet

Vice-presidente da CPI da Covid-10, o senador Randolfe Rodrigues, apresentou nesta quarta-feira (26) um requerimento para convocar o presidente Jair Bolsonaro para ser ouvido pelos parlamentares na condição de testemunha.

“A cada depoimento e a cada documento recebido, torna-se mais cristalino que o Presidente da República teve participação direta ou indireta nos graves fatos questionados por esta CPI”, justifica o senador no documento.

Randolfe mencionou o “combate às medidas preventivas, como o uso de máscaras e o distanciamento social; o estímulo ao uso indiscriminado de medicamentos sem eficácia comprovada e à tese da imunidade de rebanho” como exemplos dessas condutas de Bolsonaro que precisariam ser esclarecidas pela CPI.

O senador disse ainda que o principal ponte que seria questionado é o que ele chama de “boicote sistemático à imunização da população”.

Existe uma divergência entre os parlamentares, pois alguns integrantes acreditam que a CPI não pode convocar chefes de outros poderes, o que na prática impediria a convocação tanto dos governadores quanto dos prefeitos. A tendência e de que a solicitação seja votada pelos integrantes da comissão ainda nesta quarta-feira (16).

Vale destacar que em várias manifestações públicas, o presidente criticou os integrantes da comissão e o andamento dos trabalhos. Ele ameaça inclusive de baixar um decreto impedindo medidas restritivas nos estados, e usar as Forças Armadas para cumprir a determinação, o que criaria uma situação de instabilidade.

Comentários

 




    gl