Categories: BrasilPolítica

‘Quem ganhar leva’: Alto-Comando do Exército contraria Bolsonaro e vai respeitar resultado das urnas

O Alto-Comando do Exército decidiu que quem vencer a eleição presidencial, que tem primeiro turno marcado para domingo (2), terá o resultado respeitado e será empossado sem qualquer interferência por parte dos seus militares.

A decisão foi sacramentada por 16 oficiais-generais em reunião no Quartel-General do Exército, em Brasília. “Quem ganhar leva”, enfatizaram os militares, segundo o jornal “O Estado de São Paulo”, diante dos indicativos de que o presidente Jair Bolsonaro questione o resultado do pleito.

O assunto foi abordado em uma das reuniões do Alto-Comando do Exército (RACE), mas até então vinha sendo mantido de forma discreta. Oficialmente, segundo a reportagem, esses encontros (cinco, entre 1 e 5 de agosto) foram divulgados em notas formais.


Leia também:

+ Vote: Qual candidato teve o melhor desempenho no debate da Globo?

+ Datafolha mostra Lula com 50% dos votos válidos


“Como de praxe, o comunicado informava apenas que foram discutidos assuntos ‘de interesse da Força. O Estadão apurou que, ao passo que a decisão dos generais se espalhava pelos quartéis do país, os comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica começaram a evitar exposição política e a dar sinais de distanciamento da inédita auditoria das eleições, que vai checar parcialmente a soma dos votos no domingo e monitorar testes de funcionamento das urnas eletrônicas. A auditoria foi um pedido do presidente Jair Bolsonaro”, diz trecho da reportagem.

Sobre a  auditoria, ela  será centralizada em uma sala do Ministério da Defesa. “O roteiro traçado é emitir, na própria noite de domingo (dia da votação), um documento contendo os achados técnicos da fiscalização. A pasta pretende concluir o trabalho em quatro horas e enviar por volta de 21 horas a auditoria ao TSE”, completa o texto, ressaltando que o parecer sobre a auditoria que será feita por militares “deve se restringir a reportar o trabalho de fiscalização nas suas duas últimas fases: os testes de integridade das urnas e a checagem amostral do somatório por meio de boletins de votação”.

Partido de Bolsonaro questiona urnas e TSE rebate acusações

O PL, partido do candidato à reeleição Jair Bolsonaro, divulgou, na última quarta-feira (28), um relatório que contesta a segurança do sistema eleitoral do país, vigente desde 1996.

O documento de duas páginas chama-se Resultados da Auditoria de Conformidade do PL e afirma haver um “quadro de atraso” no TSE em relação a “medidas de segurança da informação”, o que geraria “vulnerabilidades relevantes”.

O Tribunal Superior Eleitoral rebateu as informações e classificou as conclusões do documento como “falsas e mentirosas, sem nenhum amparo na realidade”. A Corte ainda afirmou que o parecer traz “informações fraudulentas e atentatórias ao Estado Democrático de Direito” e tem o objetivo de “tumultuar o curso natural do processo eleitoral”.

O texto informa que o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, determinou a “apuração de responsabilidade criminal dos idealizadores” do documento e a “instauração de procedimento administrativo” contra o PL e seus dirigentes em “um eventual desvio de finalidade na utilização de recursos do fundo partidário”.

Antes, a Justiça Eleitoral já tinha descartado a possibilidade de invasões, argumentando que as urnas eletrônicas não são ligadas à internet, tampouco são conectadas entre si, o que impossibilita qualquer intrusão interna por um hacker.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Carnaval/RJ

Nostalgia! Imperatriz mostra desmontagem das alegorias do desfile cigano

Nostalgia! Imperatriz mostra desmontagem das alegorias do desfile cigano. Escola de Ramos, que foi vice-campeã do Grupo Especial carioca este…

25 minutos ago
  • Carnaval/SP

Dicas de enredo! Você ama ou odeia? Carnavalesco opina e divide opiniões

Passados dois meses dos desfiles do Carnaval de 2024, as escolas de samba de São Paulo já se preparam para…

46 minutos ago
  • Carnaval/RJ

Rei Davi: Beija-Flor celebra campeão do BBB 24

Rei Davi: Beija-Flor celebra campeão do BBB 24. A azul e branca comemorou a vitória de Davi no BBB 24.…

49 minutos ago
  • Carnaval/RJ

Mangueira tipo exportação! Veja os registros do show verde e rosa em Londres

A FARM Rio celebrou na quarta-feira (17) sua chegada em Londres com um super evento que eleva a experiência com…

2 horas ago
  • Carnaval/RJ

Roberto, 83: Rei da MPB já foi enredo na Sapucaí em duas oportunidades

Roberto, 83: Rei já foi enredo na Sapucaí em duas oportunidades Roberto Carlos completa neste 19 de abril 83 anos.…

2 horas ago
  • Entretenimento

Viral! Elenco de Renascer, novela da Globo, reproduz meme de Bia no BBB 24

Viral! Elenco de Renascer, novela da Globo, reproduz meme de Bia no BBB 24. Interpretação pra lá de intensa da…

3 horas ago