Quaest: Lula lidera com 53% dos votos válidos contra 47% de Bolsonaro

Pesquisa Quaest encomendada pelo banco Genial e divulgada nesta quarta-feira (19) mostra que o ex-presidente Lula, do PT, mantém a liderança e aparece com 47% das intenções de votos contra 42% do presidente Jair Bolsonaro, do PL.

No levantamento anterior, feito há uma semana, o petista tinha 49% e o atual mandatário da República 41%. A diferença entre eles oscilou de oito para cinco pontos percentuais, dentro da margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

Quando são considerados apenas os votos válidos, que excluem os votos em branco e nulos e são usados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para totalizar o resultado do pleito, Lula aparece com 53% e Bolsonaro com 47%. No estudo anterior o placar era de 54% para Lula e 46% para Bolsonaro.


Leia também

+ Eleições 2022: Entrevista de Lula bate o recorde de audiência em podcasts

+ Pintou um clima: Votar contra Bolsonaro é votar contra a pedofilia, diz Xuxa


Desde o início do segundo turno, a Quaest incluiu um novo cálculo, o chamado likely voter (eleitor provável), que considera os eleitores com maior probabilidade de irem votar no dia 30 de outubro. Nesse segmento, Lula aparece com 52,3% dos votos válidos contra 47,2% de Bolsonaro. Votos em branco, nulo ou não vão votar permanece em 6%. Os indecisos variaram de 4% para 5%.

Entre os eleitores que votaram em Simone Tebet, do MDB, no primeiro turno, a maioria – 36% – pretende votar em branco, nulo ou abster-se; 32% estão indecisos, 19% declaram voto em Lula e 13% em Bolsonaro.

Entre os que votaram em Ciro Gomes, do PDT, 41% dizem votar em Lula, 22% em Bolsonaro, 25% declaram votar em branco, nulo ou abster-se.

Entre os que se abstiveram, 42% declaram voto em Lula, 32% em Bolsonaro, 15% mantêm a decisão do primeiro turno e 12% estão indecisos.

Rejeição

A rejeição a Bolsonaro (46%) voltou a recuar e está empatada tecnicamente com a rejeição de Lula (42%) pela primeira vez na série histórica.

A pesquisa ouviu dois mil eleitores presencialmente entre 16 e 18 de outubro. O levantamento, com intervalo de confiança de 95%, foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-04387/2022.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contabilizou 48,43% dos votos para Lula e 43,2% para Bolsonaro no primeiro turno. A segunda etapa do pleito acontece no próximo dia 30.

Comentários

 




    gl