Projeto de lei para incorporação da Uezo à Uerj é enviado para Alerj

cerimônia no Teatro Odylo Costa. Foto: George Magaraia

Em cerimônia marcada por homenagens, na manhã dessa quarta-feira (27), no Teatro Odylo Costa, filho, campus Maracanã, o governador do Estado, Cláudio Castro, assinou a mensagem que encaminha à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o projeto de lei de incorporação da Fundação Centro Universitário da Zona Oeste (Uezo) à Uerj.

A proposta, apresentada em agosto pela Uezo à Reitoria da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, foi discutida em audiência pública, recebendo apoio das Comissões de Educação e de Ciência e Tecnologia da Alerj, tendo sido aprovada sem nenhum voto contrário pelo Conselho Universitário (Consun). Agora o projeto de lei seguirá para o plenário da Assembleia Legislativa.

De acordo com o reitor da Uerj, a incorporação vai oferecer melhorias para a comunidade da Uezo.

“Essa fusão democratiza ainda mais a educação fluminense, com uma instituição pública, gratuita, de qualidade e mais robusta, abrangendo a Zona Oeste do Rio de Janeiro e dando aos servidores e alunos vindos da Uezo os mesmos direitos que a Uerj já garante para a sua comunidade”, afirmou Lodi. Para a reitora da Uezo, Luanda de Moraes, a Uerj demonstra um compromisso com a inovação e com políticas de inclusão numa área com baixo índice de Desenvolvimento Humano (IDH). “Tenho gratidão à comunidade da Uerj com relação ao acolhimento recebido”, declarou.

Durante a solenidade, a Uerj concedeu a outorga de chanceler ao governador Cláudio Castro e a medalha de ordem do mérito José Bonifácio ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), André Ceciliano.

A cerimônia contou com a presença do secretário de Estado de Educação, Alexandre Valle, do deputado estadual Márcio Pacheco, do reitor da Uerj, Ricardo Lodi, do vice-reitor, Mário Carneiro, dos pró-reitores Claudia Gonçalves, Lincoln Tavares, Luiz Motta, Catia Antonia SIlva, entre outros.

Em seu discurso, o governador destacou o papel da Uerj em diversas parcerias, auxiliando no fomento das políticas públicas estaduais. “A universidade é um palco de sonhos, de transformação de vida, que produz conteúdo técnico e humano. Uma das instituições mais confiáveis do nosso Estado é a nossa Universidade. Não tenho dúvida que essa parceria é duradoura. É uma honra poder estar aqui”, disse Castro.

Ao receber a medalha José Bonifácio, maior honraria concedida pela Uerj a personalidades que obtiveram destaque nas áreas de educação, ciência e cultura em benefício da instituição, o presidente da Alerj, André Ceciliano reafirmou a importância da Uerj como patrimônio fluminense. “A educação é o maior instrumento de ascensão social que pode haver. A Uerj juntamente com a Alerj estão de mãos dadas, irmanadas”, declarou.

Para o reitor RIcardo Lodi, a Universidade vive um momento especial, onde é possível desenvolver projetos relevantes com ênfase na inclusão social. “Foi nesse governo que se enxergou o potencial da nossa Universidade, que se transformou na maior agência de políticas públicas do Estado do Rio de Janeiro. É a primeira vez em muitos anos que o orçamento não está contingenciado pelo Governo do Estado. Nós estamos podendo desenvolver ações muito importantes para a nossa comunidade universitária”, concluiu Lodi.

Comentários

 




    gl