Projeto leva constituições brasileiras para alunos da rede pública de ensino

Constituição Brasileira de 1988. Foto: Reprodução da Internet

Constituição Brasileira de 1988. Foto: Reprodução

Comemorando os 30 anos da Constituição de 1988, a Secretaria de Educação estadual do Rio, a TV Alerj e o Museu da República desenvolveram um projeto que vai levar o estudo das constituições brasileiras para as aulas de História na rede pública de ensino. Por meio da parceria, uma série de documentários foi produzida e será exibida e debatida em sala de aula. Além disso, um cordel abordando o tema também foi escrito e será distribuído nas escolas estaduais.

O lançamento do projeto Constituição Cidadã – 30 anos foi na segunda-feira (26), na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Alunos do Colégio Estadual Duque Costa, em São João de Meriti, Colégio Estadual Antônio Prado Junior e Colégio Estadual Herbert de Souza, ambos na Tijuca, e do Ciep 303 – Ayrton Senna da Silva, em São Conrado, participaram da solenidade, que também contou com a presença do secretário de Educação, Wagner Victer, do diretor interino do Museu da República, Marco Macri Rodrigues, do diretor da TV Alerj, Jackson Emerick, e de parlamentares.

“Essa parceria, que vai levar o estudo das constituições brasileiras para as escolas, é importante, pois os alunos precisam conhecer bem seus direitos e deveres. A Alerj é o lugar de todos os cidadãos e onde foram discutidas e votadas outras constituições”, destacou Victer.

Com apenas 15 anos, Estevão de Oliveira Batista, do 8° ano do Ensino Fundamental, estava radiante com a possibilidade de aprender mais sobre as constituições brasileiras. “Sei da importância de estudar história do Brasil e, por isso, acho muito bacana essa ideia das aulas interativas sobre as constituições nas escolas”, disse.

Comentários

 




    gl