Programa seleciona estudantes para conhecer funcionamento da Câmara dos Deputados

Câmara dos Deputados. Foto: Arquivo/Wilson Dias/Agência Brasil

Câmara dos Deputados. Foto: Arquivo/Wilson Dias/Agência Brasil

A deputada federal Clarissa Garotinho decidiu fazer uma seleção para escolher as duas próximas indicações que fará para participação no “Programa Estágio-Visita de Curta Duração”, da Câmara dos Deputados, em Brasília.

A cada semestre, cada parlamentar pode indicar dois estudantes de graduação ou de pós-graduação. Os escolhidos têm a oportunidade de conhecer o funcionamento do Legislativo, numa agenda que inclui palestras e debates. Despesas como hospedagem, alimentação e translado entre o alojamento e a Câmara são custeados integralmente pelo Parlamento.

Os selecionados participarão da edição de dezembro do programa, a ser realizado entre os dias 2 e 6 de dezembro. Para concorrer, é necessário publicar no Facebook ou no Instagram, até o dia 15 de outubro, um vídeo de até um minuto com o tema “O Rio que eu quero”, contando o que cada inscrito faria para melhorar o nosso estado. O resultado sai no dia 17 deste mês. É necessário também usar a #ClarissaNaCamara e preencher este formulário.

O “Programa Estágio-Visita de Curta Duração”, instituído pelo Ato da Mesa nº 51/2004 existe, na prática desde 2003. Possibilita a universitários de todo o país o acesso a conhecimentos relacionados ao funcionamento da Câmara dos Deputados e à forma de atuação de seus representantes, incentivando a participação democrática e o exercício da cidadania.

Chancelado pela Segunda-Secretaria e conduzido pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor), o programa tem em sua programação o foco no protagonismo do estudante, sendo incentivados a sua curiosidade e o seu interesse por buscar novos conhecimentos, e inclui aulas dialogadas sobre o papel institucional da Câmara dos Deputados e sobre o processo legislativo; jornadas de aprendizagem em diversas áreas da Câmara com troca de experiências pelo grupo; visitas aos gabinetes, a comissões e ao Plenário; simulação do funcionamento das comissões; entre outras atividades que despertarão o estudante para um novo olhar sobre o Legislativo e também sobre sua participação como cidadão.

Comentários




    gl