Categories: Brasil

Programa de monitoramento ambiental vai fiscalizar ocupação irregular em áreas protegidas

A ocupação horizontal e vertical e a cobertura vegetal dos maciços da Tijuca e da Pedra Branca, no Rio de Janeiro serão monitoradas através de imagens de satélite, em alta resolução, com precisão prevista de cerca de um metro. Este é o objetivo do projeto piloto que será desenvolvido através de parceria entre a Secretaria Estadual do Ambiente (SEA), Instituto Estadual de Florestas (IEF/RJ) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio). O monitoramento vai permitir o controle do crescimento vertical das ocupações, o que não é possível com os instrumentos disponíveis atualmente.
 
O contrato para o desenvolvimento do projeto de monitoramento foi assinado nesta sexta-feira pela manhã, na Reitoria da PUC-Rio, pela secretária do Ambiente, Marilene Ramos e pelo reitor da universidade, Jesus Hortal. A solenidade contou com as presenças do subsecretário estadual de Governo e futuro secretário municipal da Ordem Pública, Rodrigo Bethlem, e do presidente do Instituto Estadual de Florestas (IEF/RJ), André Ilha.
 
Marilene Ramos destacou que parcerias com centros de excelência como a PUC são essenciais para multiplicar o poder de ação do estado, em especial numa questão urgente como a da ocupação irregular de áreas de preservação permanente e de unidades de conservação do estado.
 
“O descontrole social provocado pelas ocupações irregulares estende-se a todas as classes sociais e seus efeitos são sentidos por toda a população. Através desta parceria com a PUC será possível desenvolver uma ferramenta tecnológica de última geração que permitirá, em articulação com a Prefeitura, um controle mais efetivo deste problema”, afirmou Marilene Ramos.
 
O subsecretário de Governo, Rodrigo Bethlem, ressaltou que a apropriação de espaços públicos é um dos sintomas do processo de degradação que assola o município do Rio, e destacou que iniciativas como o programa de monitoramento são importantes para a retomada do princípio da autoridade para a melhoria da ordem pública.
 
“A semente da violência é a desordem urbana – afirmou Bethlem, que, como futuro secretário municipal da Ordem Pública, assegurou que a parceria terá a participação da Prefeitura”.
 
O presidente do IEF/RJ, André Ilha, ressaltou a importância do monitoramento ambiental para a gestão das unidades de conservação existentes na área, como o Parque Estadual da Pedra Branca e o Parque Nacional da Tijuca, do governo federal. As unidades sofrem constante pressão das comunidades do entorno, que somam milhões de pessoas e exigem um esforço permanente de fiscalização.
 
“O Parque Estadual da Pedra Branca, a maior floresta urbana do mundo, tem importância fundamental para toda a Zona Oeste como área de lazer e ecoturismo, na preservação dos recursos hídricos e até no arrefecimento das elevadas temperaturas da região”, explicou o presidente do IEF/RJ.
 
O reitor da PUC, Jesus Hortal, destacou o aspecto multidisciplinar do Programa Integrado de Monitoria Remota de Fragmentos Florestais e de Crescimento Urbano no Rio de Janeiro, nome oficial do projeto, que vai envolver várias áreas do conhecimento da instituição. O contrato prevê o repasse de R$ 949 milhões, recursos provenientes do Fundo Estadual de Meio Ambiente (Fecam), num prazo de 18 meses.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Famosos

Ator Tony Ramos é internado e passa por cirurgia no cérebro no Rio de Janeiro

Bastidores. O ator Tony Ramos, de 75 anos, foi internado nesta quinta-feira (16) no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona…

3 horas ago
  • Carnaval/SP

Carnavalesco projeta desfile que irá exaltar Benito Di Paula no Anhembi

Campeã do Grupo Especial em 2020, a Águia de Ouro levará para o Anhembi em 2025 uma homenagem ao cantor…

4 horas ago
  • Carnaval

VÍDEO: Isabelle beija o Boi contrário; ex-BBB conseguiu derrubar a rivalidade?

VÍDEO: Isabelle beija o Boi contrário; ex-BBB conseguiu derrubar a rivalidade? A sister uniu as torcidas de Garantido e Caprichoso…

4 horas ago
  • Brasil

Mulher culpa sexualidade do governador por tragédia no RS

Mulher culpa sexualidade do governador por tragédia no RS. Vídeo viralizou nas redes sociais onde ela afirma que o fato…

5 horas ago
  • Geral

Campanha oferece dia de beleza para histórias impactantes de maternidade

Amor de mãe. O mês de maio é dedicado às mães e, por conta disso, as homenagens não param. A campanha…

5 horas ago
  • Rio de Janeiro

Morre a atriz Carmen Sheila no Rio de Janeiro

Rio. Morreu, nesta quinta-feira (16), no Rio de Janeiro, a atriz Carmen Sheila, um dos principais nomes da dublagem brasileira.…

5 horas ago