Procon-RJ fiscaliza companhias aéreas para verificar preços das passagens para Lima

Procon-RJ fiscaliza companhias aéreas. Foto: Procon-RJ

Procon-RJ fiscaliza companhias aéreas. Foto: Procon-RJ

Reclamações e relatos na imprensa e nas redes sociais apontam para um possível aumento abusivo de preços de bilhetes aéreos para Lima, em razão da partida final da Copa Libertadores da América, supostamente devido à imensa e inesperada procura.

O Presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho, determinou que o Departamento de Fiscalização verificasse junto às cias. aéreas as planilhas de preços. Nesta quinta-feira (7), os fiscais estiveram no Aeroporto Internacional Tom Jobim, para verificar os preços das passagens para Lima. Eles fizeram conferência em preços praticados pelas Companhias Aéreas para voos à capital do Peru na semana em que em ocorrerá a final da Libertadores da América.

O objetivo é verificar os preços das passagens para este período antes e depois de Lima ser anunciada como local em que o jogo irá acontecer. A fiscalização também vai comparar os preços das passagens nos dias da semana em que o jogo vai ocorrer (28) com dias anteriores. “

As companhias aéreas que alteraram os preços para a semana do jogo serão notificadas para apresentar esclarecimentos e um justo motivo para o aumento”, declarou Cássio Coelho.

“O Procon do Estado do Rio de Janeiro respeita a livre iniciativa e a liberdade tarifária. O mercado se autorregula pela Lei da Oferta e da Procura, pelos princípios da Lei das Liberdades Econômicas e o Código de Defesa do Consumidor, a seu turno, permite o aumento de preços, havendo justa causa. Nada obstante isso, a autarquia não pode ficar inerte diante da possibilidade de uma possível prática de aumento de preços desproporcionais e sem justa causa”.

Comentários

 




    gl