Procon Carioca notifica posto de combustível

Procon Carioca notifica posto de combustível. Foto: Divulgação

Procon Carioca notifica posto de combustível. Foto: Divulgação

O Procon Carioca notificou um posto de combustível Ipiranga, na Avenida Luís Carlos Prestes, na Barra da Tijuca, nesta terça-feira. Atendendo a uma denúncia de consumidor, os fiscais do órgão verificaram se havia irregularidades no estabelecimento, suspeita gerada a partir da queixa de um motorista cujo veículo teria a capacidade para 58 litros e que, no abastecimento, excedeu o limite, chegando a receber 68,20 litros.

Não foram encontradas alterações nas bombas, mas o posto foi notificado pela ausência de alvará de funcionamento e de Certificado do Corpo de Bombeiros, documentos importantes e obrigatórios. O prazo para apresentar a documentação é de dez dias, e poderá haver multa.

Durante a operação, foi utilizado um galão de 20 litros certificado pelo Inmetro, o que é possível checar através de um selo. Os postos são obrigados a ter esse equipamento de aferição medidor que verifica o volume de combustível que é colocado no veículo e o consumidor que se sinta lesado pode pedir para fazer os testes. Além da quantidade de combustível, também é possível checar a quantidade de álcool na gasolina e de água no etanol, de acordo com a regulamentação da Agência Nacional do Petróleo.

Estar atento diminui a chance de golpes. Presidente do Procon Carioca, Jorge Braz dá algumas orientações: “É importante acompanhar o abastecimento, saindo do veículo para verificar se a bomba está zerada, e ter noção de quanto, aproximadamente, cabe no tanque, dado o volume já existente. Em caso de suspeita quanto ao volume ou à qualidade, o motorista deve exigir o teste”, disse Jorge Braz.

O Procon Carioca recebe denúncias através do atendimento itinerante, pelo site rio.rj.gov.br/proconcarioca, Facebook e Twitter: Procon Carioca; telefone 1746 e site 1746.rio.

Comentários

 




    gl