Categories: BrasilPolítica

Primeira ministra negra do TSE exalta luta contra a desigualdade

A ministra substituta Edilene Lôbo participou, nesta quinta-feira (28), da primeira sessão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Empossada no mês passado, ela é a primeira mulher negra a assumir uma cadeira no tribunal.

Em sua primeira sessão na Corte, a ministra destacou sua chegada no TSE e citou que a magistratura nacional é composta por apenas 5% de mulheres negras.

“Esse lugar onde estou não é só meu, não é só de uma pessoa. Este lugar e esta missão são a um só tempo resultado e ponto de partida de lutas históricas de grupos minorizados para vencer a herança estrutural de desigualdade de oportunidades que precisa ser superada em nossa nação”, afirmou.

A ministra também defendeu avanços para combater a sub-representação feminina no Poder Judiciário, como a decisão tomada nesta semana pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para aumentar o número de mulheres na segunda instância da Justiça.

“Mesmo com as mulheres negras, que são 28% da população brasileira, recebendo cerca de 46% do salário de um homem branco, não se deve pôr em dúvida a capacidade de empreender e gerar renda desse grupo minorizado politicamente, mas com potencial para crescer”, concluiu.

Perfil

Edilene chegou ao cargo após ser indicada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a partir de uma lista tríplice enviada pelo TSE.

Ela é doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e mestra em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

De acordo com a Constituição, cabe ao presidente da República nomear os advogados que compõem o tribunal. O TSE é composto por sete ministros, sendo três do Supremo Tribunal Federal (STF), dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois advogados, além dos respectivos substitutos.

* Com informações da Agência Brasil

Redação SRzd

Recent Posts

  • Carnaval/RJ

Pacotão! Salgueiro define profissionais de diversos segmentos para 2025

Pacotão! Salgueiro define profissionais de diversos segmentos para 2025:   Ver essa foto no Instagram   Uma publicação compartilhada por…

37 minutos ago
  • Carnaval/RJ

Rio: Campeã do Carnaval, Viradouro começa a anunciar seu time para buscar o bi

Campeã, Viradouro começa a anunciar seu time para buscar o bi: Rio. A Unidos do Viradouro, campeã do Grupo Especial…

44 minutos ago
  • Carnaval/SP

Carnaval 2024 no Anhembi tem recorde de público; veja os números

O Carnaval de São Paulo de 2024 foi sucesso absoluto no Sambódromo do Anhembi. Em cinco dias de desfiles, o…

58 minutos ago
  • Geral

Foto mostra rosto de jogador do Fortaleza atingido por bomba

Chocante. O Fortaleza informou que os jogadores atingidos após ataque da torcida do Sport, em Recife, estão sendo avaliados pelo…

2 horas ago
  • Brasil

Morre Wilson Fittipaldi, um dos gigantes do automobilismo brasileiro

Luto no automobilismo brasileiro. Morreu nesta sexta-feira (23), aos 80 anos de idade, Wilson Fittipaldi Júnior, vítima de complicações por…

3 horas ago
  • Carnaval/SP

Após queda, Independente Tricolor age rápido e contrata carnavalesco

Dois dias após anunciar a saída do carnavalesco Amauri Santos, após três Carnavais consecutivos, a Independente Tricolor definiu o nome…

3 horas ago