Categories: BrasilPolítica

Primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, se pronuncia após ataque hacker

Após ter sua conta no X (antigo Twitter) invadida, a primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, se pronunciou sobre o caso em publicação no Instagram nesta terça-feira (12).

Na postagem, Janja afirma que tanto a Polícia Federal quanto a plataforma foram mobilizadas para responsabilizar os invasores, que se autodenominaram “Ludwig” e “Smalkade”.

“Na noite de ontem, os ataques de ódio e o desrespeito que eu sofro diariamente chegaram a outro patamar. Minha conta do X foi hackeada e, por minutos intermináveis, foram publicadas mensagens misóginas e violentas contra mim. Posts machistas e criminosos, típicos de quem despreza as mulheres, a convivência em sociedade, a democracia e a lei. Eu já estou acostumada com ataques na internet, por mais triste que seja se acostumar com algo tão absurdo. Mas a realidade é que a internet é um espaço potente para o bem e para o mal. E é comprovado que nós, mulheres, somos as que mais sofrem com os ataques de ódio aqui nas redes. O que eu sofri ontem é o que muitas mulheres sofrem diariamente. Mulheres no Brasil inteiro são vítimas de ataques machistas, que tomam conta das redes sociais e muitas vezes saem dela, acabando em agressões físicas e feminicídios. Milhares de mulheres perdem ou até tiram a própria vida a partir de ataques como o que sofri na noite de ontem. A Polícia Federal e a plataforma X foram acionados imediatamente e estão tomando as devidas providências. O ódio, a intolerância e a misoginia precisam ser combatidos e, os responsáveis, punidos. Agradeço todas as manifestações de solidariedade e apoio que tenho recebido desde então. Eu sei, e é sempre bom relembrar, que não estamos sozinhas”, escreveu Janja.

Personalidades brasileiras manifestaram apoio a Janja em comentários na publicação. A deputada federal Benedita da Silva chamou a atenção para a responsabilidade das plataformas.

O influenciador digital Ivan Baron, que participou da cerimônia de posse do presidente Lula, ofereceu sua solidariedade. Já Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial, escreveu que estão “juntas”.

Investigações

A Diretoria de Crimes Cibernéticos da Polícia Federal informou que um inquérito policial será instaurado para intensificar as investigações. O objetivo é identificar os responsáveis pela invasão e avaliar a extensão dos danos causados.

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, afirmou que os responsáveis pela invasão da conta da primeira-dama serão duramente punidos.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Carnaval/RJ

Rio: Mangueira divulga a sinopse do enredo 2025

Rio. A Estação Primeira de Mangueira terá como enredo no próximo ano; À flor da Terra - No Rio da negritude…

41 minutos ago
  • Famosos

Sexo, amor e trabalho não têm idade! Susana Vieira revela estratégia aos 81

Parar? Nem pensar! Susana Vieira, aos 81 anos, lançou sua biografia e garante que segue com contrato vitalício com a…

2 horas ago
  • Famosos

Ex-campeão do BBB reage aos comentários sobre sua aparência

Bastidores. Dhomini, campeão da terceira edição do BBB 3, fez um desabafo nesta terça-feira (14) em seu perfil no Instagram…

2 horas ago
  • Brasil

VÍDEO: Homem enfrenta cheia do Guaíba para resgatar nove gatos; assista

Herói. Um vídeo do motoboy Geovane de Oliveira, de 31 anos, resgatando animais no Rio Grande  do Sul viralizou nas…

3 horas ago
  • Carnaval/RJ

Unidos de Padre Miguel define calendário de disputa de samba

Rio. A Unidos de Padre Miguel divulgou nesta terça-feira (14) o cronograma de ações para o seu projeto de Carnaval…

4 horas ago
  • Carnaval/SP

Anunciado fim de reinado de Mileide Mihaile no Carnaval de São Paulo

Mileide Mihaile não é mais rainha de bateria da Independente Tricolor. A informação foi dada pela escola em suas páginas…

5 horas ago