Presidente da Câmara sobre golpistas: ‘Devem ser punidos com o rigor da lei”

Palácio do Supremo Tribunal Federal destruído, após atos golpistas. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Palácio do Supremo Tribunal Federal destruído, após atos golpistas. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, lembrou os atos criminosos de 8 de janeiro, que completam um ano nesta segunda-feira (8). Através das redes sociais, ele afirmou que “todos os responsáveis devem ser punidos com o rigor da lei, dentro do devido processo legal”.

Segundo ele, o evento se tratou de um “o ato de violência que merece ser permanentemente repudiado” e os responsáveis precisam responder pelos crimes que cometeram.

“Há um ano as sedes dos 3 Poderes da República foram atacadas e depredadas num ato de violência que merece ser permanentemente repudiado. Todos os responsáveis devem ser punidos com o rigor da lei, dentro do devido processo legal”, afirmou.

O parlamentar falou, também, que não se pode confundir a liberdade de manifestação com a violência e salientou que a Câmara trabalha para garantir os direitos daqueles que respeitam a Constituição.

“A liberdade de manifestação e o direito fundamental de protestar jamais podem se converter em violência e destruição. Devemos sempre celebrar a democracia e cuidar do futuro de nosso país. A Câmara dos Deputados, casa dos representantes do povo e expressão significativa de nosso regime democrático, tem dado o exemplo em prol do Brasil e dos mais caros valores consagrados em nossa Constituição Federal”, frisou.

Em trecho da publicação, o presidente da Câmara fez ainda um balanço das reformas aprovadas neste ano na Casa e reforçou o papel do Legislativo na defesa da democracia: “A Câmara dos Deputados, casa dos representantes do povo e expressão significativa de nosso regime democrático, tem dado o exemplo em prol do Brasil e dos mais caros valores consagrados em nossa Constituição Federal. Diálogo, busca pela formação de consensos e respeito ao dissenso e às minorias foram as marcas de um ano histórico, em que a Câmara dos Deputados cumpriu sua missão constitucional de legislar”.

Leia também:

+ Atos pró-democracia marcam um ano de ações golpistas de 8 de janeiro

+ Lula sobre 8 de janeiro: ‘Não pode parar a investigação enquanto a gente não descobrir quem financiou’

Comentários

 




    gl