Categories: Brasil

Prêmio Nise da Silveira irá homenagear pessoas e instituições de destaque na Saúde Mental

A Alerj aprovou proposta de instituir na Casa Legislativa o “Prêmio Nise da Silveira” para distinguir pessoas e instituições que se destaquem nos movimentos sociais, na gestão, na atuação profissional e na atividade científica e tecnológica, na área de saúde mental, no Estado do Rio de Janeiro. A homenagem será concedida anualmente a até oito agraciados(as), sendo dois em cada categoria.

“O objetivo é agraciar profissionais, gestores e instituições da área de saúde mental, bem como os que possuem atuação em ciência, pesquisa e produção de inovação tecnológica neste setor. Nise é símbolo da luta antimanicomial, da reforma psiquiátrica e das terapêuticas, humanizadas para a abordagem de pacientes com transtornos mentais”, disse Waldeck Carneiro, autor original da proposta e presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Alerj.

Comitê de Avaliação

As comissões de Saúde e Ciência e Tecnologia, bem como a Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e da Luta Antimanicomial, designarão, a cada ano, um Comitê de Avaliação formado por três especialistas na área de saúde mental para avaliar as candidaturas ao prêmio.

Este publicará, nos atos oficiais da Alerj, o edital de chamamento público contendo calendário para recebimento de candidaturas e para divulgação da lista de agraciados(as), bem como os critérios e procedimentos para o registro de candidaturas para o evento, que será realizado no mês de outubro.

A honraria será entregue sob a forma de um certificado, no qual será estampado, em marca d’água, o busto de Nise da Silveira, bem como o brasão da Alerj com a inscrição “Prêmio Nise da Silveira” centralizada no alto do documento, que será assinado pelo Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, André Ceciliano, e pelos(as) presidentes da Comissão de Saúde, Martha Rocha; da Comissão de Ciência e Tecnologia, Waldeck Carneiro, e da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e da Luta Antimanicomial, Flávio Serafini.

Quem foi Nise da Silveira

Nise da Silveira, foi uma médica que revolucionou a psiquiatria no Brasil estabelecendo um novo paradigma para as terapias e tratamentos de pessoas com transtornos mentais, rompendo com a lógica violenta, autoritária e ineficaz das camisas de força, dos choques elétricos, dos castigos físicos e dos banhos gelados.

Ela teve a sensibilidade de perceber que a arte, sobretudo a pintura, poderia cumprir um papel importante em uma terapia mais humanizada daqueles pacientes.

A reforma psiquiátrica, inspirada em boa medida nos estudos e nas práticas do médico italiano Franco Basaglia, teve em Nise da Silveira, no Brasil, uma representação muito importante e expressiva. No Engenho de Dentro, ela deixou o seu legado principal, o Museu de Imagens do Inconsciente, que existe até hoje e segue sendo um lugar de referência para esse trabalho liderado por ela.

O Prêmio

O Prêmio “Nise da Silveira” é uma forma de reconhecimento do trabalho de profissionais, pesquisadores, gestores e movimentos sociais que atuam na área de saúde mental.

A comenda carrega o nome de Nise da Silveira, médica psiquiatra alagoana (1905-1999), “senhorinha miúda”, que agigantou a humanidade ao cuidar de brasileiros rejeitados pelo sistema e isolados do convívio.

Ao implementar a Terapia Ocupacional no tratamento psiquiátrico, a médica possibilitou que as artes plásticas fossem o canal de comunicação com os pacientes esquizofrênicos graves, que não se comunicavam verbalmente.

As obras produzidas por eles davam “voz” aos conflitos internos que viviam. Este trabalho primoroso e pioneiro está registrado no Museu das Imagens do Inconsciente, no bairro do Engenho de Dentro, na Zona Norte do Rio.

O olhar de Nise da Silveira sobre a experiência em manicômios mostrou que havia uma confusão entre o hospital psiquiátrico e o cárcere, ou seja, pacientes em manicômios eram tratados como presos. Avessa a essa abordagem e defensora de um olhar humanista, em 1956 fundou a Casa das Palmeiras, a primeira instituição a desenvolver um projeto de desinstitucionalização dos manicômios no Brasil..

Os ensinamentos de Nise da Silveira nos falam de uma atualidade que se repete a cada vez que a loucura é estigmatizada e “aprisionada”.

Diante do atual cenário, em que a lógica do encarceramento e da internação compulsória é reforçada, em nítido retrocesso face aos avanços da luta antimanicomial, o Prêmio Nise da Silveira torna-se, também, instrumento de resistência: “Nem um passo atrás, manicômios nunca mais!”.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Entretenimento
  • Televisão

A Grande Conquista 2: quarto participante desiste de reality da RecordTV

Mais uma participante desistiu de A Grande Conquista 2. Nesta quarta-feira (1), Ana Paula optou por deixar o reality show…

3 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos

Solteira, Gracyanne Barbosa posta foto completamente sem roupa

Gracyanne Barbosa agitou as redes sociais ao compartilhar um clique que surpreendeu seus seguidores. Nos Stories do Instagram, a influenciadora,…

4 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Televisão

Adriane Galisteu revela que Senna morreu sem realizar três sonhos

Homenagem especial. A apresentadora Adriane Galisteu fez uma homenagem para seu ex-namorado, o piloto Ayrton Senna, no dia dos 30…

5 horas ago
  • Carnaval/SP

Saravá Umbanda!: conheça mais um enredo do Carnaval de São Paulo 2025

Terceira colocada no Grupo de Acesso 2 em São Paulo, a tradicional escola de samba Morro da Casa Verde já…

5 horas ago
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música
  • Rio de Janeiro

Qual o valor do cachê que Madonna irá receber por show no Rio?

Madonna desembarcou na última segunda (29) no Brasil, onde fará um show gratuito em Praia de Copacabana, no Rio, no…

6 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Televisão

Influenciadora se pronuncia após ser flagrada em encontro com Davi

Tá rolando? Solteiro após o recente conturbado fim de seu relacionado com Mani Rego, Davi Brito, campeão do BBB 24,…

7 horas ago