Prefeitura libera rodas de samba no Rio; escolas podem promover feijoadas

Roda de samba. Foto: Reprodução.

As rodas de samba já podem voltar a funcionar no município do Rio de Janeiro. Decreto do prefeito Eduardo Paes publicado nesta sexta-feira (28) no Diário Oficial determina a flexibilização de algumas medidas de combate a Covid-19, entre elas, a liberação das rodas de samba. O funcionamento de boates e danceterias segue suspenso.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, as rodas de samba foram liberadas — ao contrário das boates — pois é mais fácil seguir as regras de proteção à vida.

“Tem de haver distanciamento, não pode aglomerar”, explicou Soranz. “Numa boate, é mais apertado”, justificou ao G1.

Com a nova determinação, bares, lanchonetes, restaurantes, quiosques da orla podem ter distanciamento mínimo de 1,5m entre as mesas e cadeiras, limitado a oito pessoas. Anteriormente distância era de dois metros. Além disso, o consumo segue permitido apenas para clientes sentados. Com isso, as escolas de samba poderão promover feijoadas.

A Prefeitura do Rio havia determinado que música ao vivo em bares e restaurantes tivesse o horário limite até às 23h. A partir de agora, não há mais essa determinação.

Em ritmo mais que duas vezes mais acelerado que no início da pandemia, o estado do Rio de Janeiro ultrapassou, nesta quinta-feira (27), a marca de 50 mil mortos por Covid-19.

Comentários

 




    gl