Prefeitura do Rio entrega os primeiros pontos de LED da cidade

Prefeitura do Rio de Janeiro entrega os primeiros pontos de LED da cidade.

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, entregou nesta quinta-feira (2), os primeiros pontos de iluminação em LED da PPP do Rio. A ação, por meio da Rio Luz, é um marco do projeto para para ampliação, modernização e melhoria da iluminação pública da cidade. Resultado da Parceria Público-Privada firmada entre a Prefeitura e a empresa Smart Luz.

“Começa aqui, em Madureira, a nossa PPP da Iluminação Pública, que vai trocar 450 mil luminárias na cidade do Rio de Janeiro, instalar 11 mil câmeras para melhorar nossa segurança e 5 mil pontos de wi-fi gratuitos, para nossa população poder se comunicar via Internet”, disse o prefeito Marcelo Crivella.

Ao todo, foram instalados 275 pontos em LED nas principais vias de Madureira. Os locais contemplados para a primeira fase de modernização estão no entorno do Madureira Shopping, na Estrada do Portela, Rua Soares Caldeira, Rua Antonio de Abreu, Rua Guarapari; Calçadão de Madureira na Rua Dagmar da Fonseca, Avenida Ministro Edgar Romero, Rua Maria de Freitas, Travessa Almerinda Freitas, Rua Carvalho de Souza; Mercadão de Madureira na Avenida Ministro Edgar Romero, da Rua Conselheiro Galvão até o número 303.

A iniciativa é o ponto inicial do projeto que tem como objetivo a modernização de todo o sistema de iluminação da cidade. Serão aproximadamente 450 mil pontos substituídos pela tecnologia LED. Além disso, a parceria prevê também os serviços de cidade inteligente, como instalação de 11.000 câmeras de segurança, sendo que 40% do equipamento contará com tecnologia de reconhecimento facial, 5.000 pontos wi-fi, instalação de 4 mil sensores de resíduos sólidos em bueiros, e 6 mil sensores semafóricos.

Os benefícios trazidos pela PPP colocam o Rio em uma nova era, com consumo de energia mais consciente, incluindo a capacidade de dimerização das lâmpadas de LED, durabilidade de 10 anos do equipamento, redução do consumo de energia em 50%.

“Com essa lâmpada, a conta de luz da prefeitura passa a ser metade do preço. Nós pagávamos cerca de de R$ 25 milhões por mês, vamos pagar R$ 12,5 milhões. É uma economia que a gente vai poder botar nos hospitais, nas escolas, na pavimentação, no saneamento e na urbanização das comunidades carentes da nossa cidade”, afirmou o prefeito.

A PPP da iluminação pública é passo importante para o Rio rumo à uma cidade inteligente e mais integrada.

“O teste de iluminação realizado nesta quinta representa um pontapé inicial em um projeto que em curto e médio prazo transformará a iluminação pública do Rio e, por consequência, a relação que cariocas e turistas têm com a cidade”, concluiu Paulo Cezar dos Santos, presidente da Rio Luz.










Comentários

 




    gl