Categories: Brasil

Prefeitura do Rio rebate críticas e diz como se preparou para o Rock in Rio

Leia a nota da Prefeitura do Rio:

“Cerca de 85 mil pessoas vão passar diariamente pela Cidade do Rock durante os sete dias de Rock In Rio. É responsabilidade da Prefeitura do Rio garantir que todos os frequentadores do festival tenham condições adequadas de chegada, permanência e saída do local onde acontece o evento de música mais importante da cidade. Um festival do tamanho e da importância do Rock in Rio precisa cumprir uma série de normas para ocorrer de forma adequada e não transformar a experiência em um transtorno.

O trânsito, por exemplo, é uma delas. Com meses de antecedência a CET-Rio prepara um plano para que o impacto no dia a dia dos moradores da região seja o menor possível.

A comida consumida por quem vai ao festival também precisa seguir regras. É competência da Vigilância Sanitária fiscalizar os produtos comercializados no varejo, para impedir que a saúde humana seja exposta a perigos. Foi nesse âmbito que a Vigilância atuou na questão que puniu o estabelecimento Sudbrack Gastronomia. Com base em legislação nacional (lei 7.889 de 23 de novembro de 1989), a Vigilância Sanitária impediu que 160 kg de alimentos irregulares no estande fossem disponibilizados à população, após técnicos verificarem que os produtos não possuíam o registro para comercialização dentro do município do Rio de Janeiro, o Serviço de Inspeção Federal -SIF.

É competência da Vigilância Sanitária fiscalizar os produtos comercializados no varejo, para impedir que a saúde humana seja exposta a perigos. Foi nesse âmbito que a Vigilância atuou na questão que puniu o estabelecimento Sudbrack Gastronomia. 

Outros 850 kg de alimentos encontrados no local de estoque, que fica fora da área do evento e seriam usados para abastecer o estande, foram lacrados para impedir a comercialização. Será encaminhado um ofício ao Ministério Público, para que seja definida a destinação desses alimentos, já que entraram de forma ilegal no município. Cabe ressaltar que o estabelecimento não foi proibido de comercializar produtos nos próximos dias de evento, desde que adquira produtos adequadamente registrados.

É atribuição da Vigilância Sanitária o gerenciamento do risco sanitário em eventos de massa, haja vista o risco potencial para a saúde dos frequentadores. As ações iniciam-se antes do evento, por meio da elaboração de plano operacional e de ações educativas.

Para o Rock in Rio, foram realizadas três grandes reuniões com todos os fornecedores e uma reunião específica (no dia 6 de setembro) com os fornecedores de alimentos em que foi apresentada a legislação aplicada durante os eventos de massa, inclusive sobre a certificação dos alimentos, e que tais questões seriam fiscalizadas durante o evento. Adicionalmente, foi entregue aos fornecedores de alimentos do evento uma nota de esclarecimento onde consta a referida legislação”.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Carnaval/RJ

Mocidade promete viagem intergaláctica em 2025; conheça o enredo de Padre Miguel

Mocidade promete viagem intergaláctica em 2025; conheça o enredo de Padre Miguel Rio. "Para o Carnaval de 2025, a Mocidade…

36 minutos ago
  • Carnaval/SP

Confira o vídeo sobre o enredo que irá Ailton Krenak no Anhembi

Primeiro indígena eleito para ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL) em mais de 120 anos desde a…

39 minutos ago
  • Entretenimento
  • Música

Bailarinas de Leonardo se manifestam após polêmica sobre calcinha em show

Polêmica. Após viralizar uma gravação em que as bailarinas do cantor Leonardo estavam aparentemente sem calcinha em um show realizado…

1 hora ago
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música
  • Rio de Janeiro

Madonna já está no Brasil para show na praia de Copacabana

Madonna em solo brasileiro. A cantora chegou ao Rio de Janeiro, onde fará um show gratuito na praia de Copacabana…

2 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música
  • Televisão

A Grande Conquista: Fábio Gontijo revela atitude contra ex-Polegar após faca e expulsão

Fábio Gontijo revelou qual atitude tomará contra Ricardo Costa quando sair do reality "A Grande Conquista 2", da RecordTV. O ex-Polegar…

2 horas ago
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Famosos
  • São Paulo
  • Televisão

Escola reage após acusação de racismo contra filha de Samara Felippo

A escola Vera Cruz, que fica na Zona Oeste de São Paulo, suspendeu por tempo indeterminado as duas alunas que…

3 horas ago