Prefeitura anuncia esquema especial de trânsito para o Rock in Rio

Prefeitura do Rio divulga o planejamento operacional para o Rock in Rio. Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio

Prefeitura do Rio divulga o planejamento operacional para o Rock in Rio. Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio apresentou, nesta quarta-feira (3), o esquema operacional que integra 26 órgãos do município para a realização do Rock in Rio.

As ações direcionadas ao festival, que acontece em setembro no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, contemplam serviços como planejamento de transportes, interdições de vias e limpeza urbana, com a atuação de mais de dois mil agentes do município, 54 veículos, 23 caminhões e 22 maquinários, entre outros.

Através do COR, que coordena a atuação dos órgãos municipais, serão instaladas ainda 129 câmeras no entorno da Cidade do Rock, em pontos estratégicos para a mobilidade urbana.


Leia também:

+ Pesquisa Quaest: Lula tem 44% das intenções de voto e pode vencer no primeiro turno

+ Após revelar estupro e gravidez, Klara Castanho quebra o silêncio: ‘Recuperando’


Nesta edição, que acontece nos dias 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro de 2022, no planejamento da operação de ônibus para transporte do público até o local, com o objetivo de minimizar o impacto para a população, foi criado o serviço de fretamento de ônibus (Serviço Especial Rock Express) sob a responsabilidade dos organizadores do Rock In Rio, que utilizará a calha do BRT.

Moradores credenciados e pontos de bloqueios

Estão programadas diversas interdições no trânsito, no perímetro do Parque Olímpico, em todos os dias de evento. Como por exemplo, entre 14h e 6h, na Avenida Embaixador Abelardo Bueno, no trecho entre a Estrada Arroio Pavuna e Avenida Salvador Allende.

Confira aqui as interdições e rotas alternativas

As equipes da CET-Rio vão monitorar toda a área do evento com câmeras, direto do COR, o que permitirá ajustes na programação dos semáforos. Além disso, 17 reboques serão posicionados em pontos estratégicos para desobstrução rápida em caso de acidentes.

Nos pontos de bloqueios, apenas moradores credenciados previamente por meio das Subprefeituras da Barra e de Jacarepaguá, veículos oficiais e o BRT terão permissão para passar. Devido ao grande número de pedestres na área bloqueada, os moradores devem evitar circular de carro, sempre que possível.

Nos dias de evento estará proibido o estacionamento, além dos locais já regulamentados, em diversas vias da região. Como não haverá área de estacionamento, a prefeitura recomenda que o público utilize o transporte público.

Em cada dia do evento, a CET-Rio vai atuar com 210 agentes nas ações de trânsito, entre operadores e equipes de apoio, além de 27 veículos operacionais e 35 motocicletas, que trabalharão para manter a fluidez, coibir irregularidades e orientar pedestres e motoristas. Também haverá 23 painéis de mensagens variáveis móveis e fixos, faixas e banners instalados pela região na orientação sobre horários dos fechamentos e rotas.

Prefeitura do Rio divulga o planejamento operacional para o Rock in Rio. Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio
Prefeitura do Rio divulga o planejamento operacional para o Rock in Rio. Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio

Transporte do público com serviço especial

A Secretaria Municipal de Transportes e a Mobi-Rio planejaram a operação de ônibus para os dias de Rock in Rio, com mínimo impacto para a população que utiliza o transporte público municipal. Ônibus foram alugados pela organização do evento para transportar o público para o local do show, no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca.

A operação dos ônibus do Serviço Especial Rock Express, a venda de ingressos, as adaptações dos terminais Jardim Oceânico e Alvorada e Centro Olímpico, e os serviços de apoio serão executados pela organização do Rock in Rio.

A prefeitura autorizou que os organizadores do Rock in Rio façam o serviço de fretamento de ônibus (Serviço Especial Rock Express) e utilizem a calha do BRT.

Funcionamento do BRT

Nos sete dias do Rock in Rio, três serviços do BRT e seis terminais e estações vão funcionar 24 horas, com 17 estações funcionando apenas para desembarque de 0h às 4h. Para acessar o serviço, o usuário deve utilizar o Riocard, como faz habitualmente.

Serviços que funcionarão 24h:

– 11: Alvorada x Santa Cruz
– 51: Recreio x Vila Militar
– 41: Recreio x Madureira

Terminais e estações que funcionarão 24h:

– Estação Riocentro
– Estação Minha Praia
– Terminal Alvorada
– Terminal Recreio
– Estação Salvador Allende
– Terminal Jardim Oceânico

Estações que funcionarão para desembarque de 0h às 4h:

– Estação Novo Leblon
– Estação Pedra de Itaúna
– Estação Gláucio Gil
– Estação Recreio Shopping
– Estação Ilha de Guaratiba
– Estação Mato Alto
– Estação Magarça
– Estação Pingo D’Água
– Estação Santa Cruz
– Estação Santa Efigênia
– Estação Taquara
– Estação Tanque
– Estação Praça Seca
-Terminal Paulo da Portela
– Estação Marechal Fontenelle
– Estação Magalhães Bastos
– Estação Vila Militar

Fechamento das estações de BRT do entorno:

– Rio 2: 22h às 6h (normal do dia a dia)
– Parque Olímpico: 14h às 6h
– Morro do Outeiro: fechada 24 horas durante os dias de evento

Fiscalização de trânsito e patrulhamento

A Secretaria de Ordem Pública vai atuar no Rock in Rio com 962 agentes por dia no monitoramento e controle do trânsito, com reboques, fiscalização, ordenamento de ambulantes, patrulhamento nas vias de acesso e estações do BRT, além de vistorias prévias e ações em caso de necessidade emergencial.

Somente da Guarda Municipal (GM-Rio) vai utilizar 621 agentes por dia nos serviços de interdição e fiscalização de trânsito, além de patrulhamento e ordenamento urbano. Outros 158 agentes diários do BRT Seguro irão patrulhar as estações.

Comentários

 




    gl