Prefeitura de São Paulo decreta emergência por dengue

Prefeito Ricardo Nunes em ação de combate à dengue. Foto: Divulgação/Prefeitura de São Paulo

Prefeito Ricardo Nunes em ação de combate à dengue. Foto: Divulgação/Prefeitura de São Paulo

Alerta. A Prefeitura de São Paulo decretou estado de emergência em saúde devido à epidemia de dengue. O prefeito Ricardo Nunes já havia afirmado que a cidade enfrentava uma situação de emergência com a dengue, durante entrevista coletiva na última quarta-feira (13).

“Nós já estamos em emergência, essa é a verdade, há bastante tempo. Independentemente do decreto oficial”, disse o político. “A declaração é para receber recurso federal. Se vier é bom, mas não estamos aguardando por isso”.

O decreto segue a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) que considera que taxas acima de 300 casos por 100 mil habitantes indicam uma situação epidêmica.

Em São Paulo, foram confirmados 49.721 casos da doença e 11 mortes neste ano, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Com um índice de transmissão de 414 casos para cada 100 mil habitantes e números alarmantes, o total de óbitos na capital representa apenas um terço do índice estadual e três vezes menos que a média nacional.

Em todo o estado de São Paulo, são 78 mortes por dengue confirmadas e o índice de transmissão é de 694,3 casos para cada 100 mil habitantes, com um total de 308.405 casos.

Vale lembrar que o governo de São Paulo decretou emergência em saúde no dia 5 de março. No Brasil, são 1.684.781 casos de dengue e 513 mortes.

A declaração da emergência permite o emprego urgente de medidas de prevenção e contenção de riscos para epidemias, surtos, doenças emergentes e desastres, conforme definição do Ministério da Saúde.

Comentários

 




    gl