Categories: Brasil

Porta-voz da Polícia Militar do Rio que ataca jornalista em vídeo é exonerada

O governador em exercício do Rio de Janeiro, Claudio Castro, decidiu exonerar a porta-voz da Polícia Militar do Rio de Janeiro, a tenente-coronel Gabryela Dantas, após a divulgação de um vídeo em que ela ataca o jornalista Rafael Soares, dos jornais “O Globo” e “Extra”.

A decisão foi tomada na tarde desta quarta-feira (9), após conversar com o secretário de Polícia Militar, José Rogério Figueredo. Segundo o UOL, o secretário teria dito que a ideia da produção do vídeo teria partido da própria porta-voz.

Soares é autor de uma reportagem que mostra um aumento no consumo de munições no 15º BPM (Duque de Caxias), local onde são lotados os policiais investigados nos assassinatos das primas Emilly Victória Silva dos Santos, de 4 anos, e Rebecca Beatriz Rodrigues dos Santos, de 7 anos. Elas brincavam na porta de casa na última sexta-feira (4), quando foram baleadas. A família afirma que as balas partiram de policiais.

No vídeo, a tenente-coronel afirma que o repórter agiu de “forma maldosa” e que se aproveitou “da comoção nacional para colocar a população contra a Polícia Militar”.

O ataque ao jornalista foi repudiado pelo Grupo Globo e gerou críticas da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). “Incitar a população contra o jornalista mostra não só falta de respeito à liberdade de imprensa, mas claro objetivo de intimidar o repórter. O Governo do Rio, cujo logotipo assina o vídeo, deve informar se concorda com esse tipo de recurso de ameaça à imprensa”.

Após o ocorrido, os jornais divulgaram uma nota criticando a conduta de Gabryela Dantas. “Faz parte da prática jornalística diária lidar com críticas, contestações e pedidos de reparação de alguma informação. No entanto, a Editora Globo repudia os ataques feitos pela Polícia Militar do Rio de Janeiro, que, por meio de um vídeo oficial, classificou o repórter como inimigo da corporação e incentivou a população a divulgar vídeo. Não é papel de uma instituição de Estado atacar pessoalmente um profissional nem incitar a população contra ele”, afirma um trecho do texto.

Segundo a PM, a decisão de gravar o vídeo foi tomada pela própria tenente-coronel. No vídeo, além de qualificar o trabalho do jornalista como “covarde e inescrupuloso”, a porta-voz estimula a sociedade a compartilhar a postagem, o que provocou uma onda de ataques ao profissional.







Redação SRzd

Share
Published by
Redação SRzd
Tags: Abrajidestaque-4Gabryela DantasGrupo GloboJornalismoPolícia MilitarRio de Janeiro

Recent Posts

  • Famosos

Ator Tony Ramos é internado e passa por cirurgia no cérebro no Rio de Janeiro

Bastidores. O ator Tony Ramos, de 75 anos, foi internado nesta quinta-feira (16) no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona…

5 horas ago
  • Carnaval/SP

Carnavalesco projeta desfile que irá exaltar Benito Di Paula no Anhembi

Campeã do Grupo Especial em 2020, a Águia de Ouro levará para o Anhembi em 2025 uma homenagem ao cantor…

5 horas ago
  • Carnaval

VÍDEO: Isabelle beija o Boi contrário; ex-BBB conseguiu derrubar a rivalidade?

VÍDEO: Isabelle beija o Boi contrário; ex-BBB conseguiu derrubar a rivalidade? A sister uniu as torcidas de Garantido e Caprichoso…

6 horas ago
  • Brasil

Mulher culpa sexualidade do governador por tragédia no RS

Mulher culpa sexualidade do governador por tragédia no RS. Vídeo viralizou nas redes sociais onde ela afirma que o fato…

6 horas ago
  • Geral

Campanha oferece dia de beleza para histórias impactantes de maternidade

Amor de mãe. O mês de maio é dedicado às mães e, por conta disso, as homenagens não param. A campanha…

6 horas ago
  • Rio de Janeiro

Morre a atriz Carmen Sheila no Rio de Janeiro

Rio. Morreu, nesta quinta-feira (16), no Rio de Janeiro, a atriz Carmen Sheila, um dos principais nomes da dublagem brasileira.…

6 horas ago