Witzel não é mais governador do Rio

Wilson Witzel. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Wilson Witzel. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Wilson Witzel não é mais governador do Estado do Rio de Janeiro.

Nesta sexta-feira (30) o Tribunal Misto criado para analisar o impeachment de Witzel decidiu pelo impedimento do político, por unanimidade. Com placar de 10 a 0.

Pela manhã, o deputado estadual Waldeck Carneiro (PT), relator do processo contra o ex-juiz, que já estava afastado do cargo, proferiu voto em favor da denúncia, que tem como consequência a perda do mandato e a inelegibilidade.

A sessão começou por volta das 9h30, quando Witzel começou a ser julgado por acusações de crime de responsabilidade e corrupção, na condução da pandemia da Covid-19. Ele nega as acusações e acompanhou a sessão tuitando.

Durante a leitura de seu voto, Waldeck citou o pensador, filósofo, político, jurista e escritor francês Alexis de Tocqueville e afirmou: “Ao contrário do estado monárquico, em uma República, ninguém, absolutamente ninguém, está acima da lei. Pouco importa se governados ou governantes, todos estão sujeitos à responsabilização”, afirmou o petista.

No Twitter, o governador afastado refutou a decisão: “Este processo de impeachment está ignorando a jurisprudência dos tribunais superiores e continua usando a delação de Edmar, surpreendido com 10 milhões de reais, como única prova contra mim. Será uma terrível mácula para a democracia brasileira. Triste”, lamentou.

+ eleito em 2018

Wilson Witzel foi eleito, aos 50 anos, governador do Estado do Rio de Janeiro ao vencer Eduardo Paes (DEM), hoje prefeito da capital, em segundo turno, nas eleições de 2018, com 4.675.355, ou 59,87%, contra 40,13% de Paes.

Paulista da cidade de Jundiaí, nunca havia concorrido a cargos políticos. É advogado, foi fuzileiro naval e juiz federal, cargo que exerceu por 17 anos. Com seu afastamento sacramentado, o vice, Cláudio Castro (PSC), assume definitivamente o comando do governo estadual.

*Atualizada às 19h22

+ Sidney Rezende: ‘Anvisa mantém porta aberta para negociações sobre Sputnik V’

+ Brasil bate recorde negativo e chega aos 14,4 mi de brasileiros sem emprego

+ Paulo Guedes celebra leilão da Cedae; venda alcançou R$ 22,6 bi

+ Popó diz ter orgulho do filho homossexual: ‘É a minha bixona’

+ Vídeo: Eduardo Bolsonaro bate-boca e troca acusações na Jovem Pan

Comentários

 




    gl