Tensão no Poder: tanques no DF despertam oposição; golpe em andamento
Tanque do Exército Brasileiro. Foto: Reprodução da TV
A informação de que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vai receber, nesta terça-feira (10), militares em um desfile em Brasília com veículos blindados, armamentos e outros equipamentos da Força de Fuzileiros da Esquadra, agitou o mundo político nesta segunda.
Segundo a Marinha, o comboio partiu do Rio de Janeiro e passará pela capital Federal, a caminho do Campo de Instrução de Formosa.
Diante da inédita manobra, no mesmo dia em que a Câmara dos Deputados decide sobre a mudança pedida pelo governo Bolsonaro no sistema eleitoral de votação no Brasil, representantes das oposições protestam nas redes sociais sugerindo, inclusive, um alerta de golpe por parte do chefe do Executivo:
Nosso país está sob AMEAÇA! Bolsonaro organiza ato para tentar intimidar a Câmara dos Deputados amanhã. Chegou a hora de mostrar que na democracia a força vem do voto e não dos tanques! Vamos derrotar Bolsonaro mais uma vez pra lembrá-lo que o poder emana do povo e não das armas.
— Alessandro Molon 🇧🇷 (@alessandromolon) August 9, 2021
Gravíssimo. Diante da iminente derrota do voto impresso na Câmara, Bolsonaro prepara demonstração de força, ou seria de fraqueza, com desfile de tanques de guerra na Esplanada dos Ministérios. Não vai intimidar a democracia!
— Erika Kokay (@erikakokay) August 9, 2021
A informação de um desfile de tanques de guerra em Brasília, momento do discurso de Bolsonaro e em dia q deve ser votada a PEC do voto impresso na Câmara, é GRAVÍSSIMA!
Clara provocação e ameça contra a Democracia. Respeitem o 🇧🇷, respeitem as 563 mil famílias enlutadas.
— Rogério Carvalho 🇧🇷🏴 (@SenadorRogerio) August 9, 2021
Alguns avisos ao Sr. inquilino do Palácio do Planalto:
1) Colocar tanques na rua não é demonstração de força, e sim de COVARDIA;
2) Os tanques não são seus, pertencem à Nação;
3) Quer tentar golpe Sr. @jairbolsonaro ? É o crime que falta para lhe colocarmos na cadeia.— Randolfe Rodrigues 💉👓 (@randolfeap) August 9, 2021
URGENTE! Bolsonaro receberá um desfile das forças armadas com tanques, armamentos e mais de 2.500 militares na Esplanada no dia da votação do voto impresso.
— Jandira Feghali 🇧🇷🚩 (@jandira_feghali) August 9, 2021
PROJETO DE DITADOR: Bolsonaro fará desfile com tanques de guerra no dia que Câmara discute voto impresso. Todo o dia o miliciano encontra uma forma diferente para ameaçar a ditadura. Lira, passou da hora do impeachment!
— Paulo Pimenta (@DeputadoFederal) August 9, 2021
AMEAÇA À DEMOCRACIA
Bolsonaro decide colocar tanques de guerra para desfile, em frente à esplanada, no mesmo dia em que o voto impresso será discutido na Câmara. Não aceitaremos o showzinho militar de Bolsonaro que só tenta ameaçar a Democracia.— Alexandre Padilha (@padilhando) August 9, 2021
Bolsonaro decidiu ameaçar a democracia amanhã com um “desfile” de tanques. Seja uma “demonstração de força” ou desespero, nenhuma ameaça ou insinuação assim pode ser tolerada. Bolsonaro precisa sair urgentemente da Presidência e ir ao lugar reservado a ele: o lixo da História.
— PSOL 50 (@psol50) August 9, 2021
Notícia de tanques nas ruas amanhã para pressionar a Câmara a votar voto impresso. É urgente que além de derrotar Bolsonaro nesta questão de garantia do voto eletrônico, se abra o processo de impeachment antes que seja tarde! Presidente @ArthurLira_ precisa confirmar e reagir.
— Rogério Correia (@RogerioCorreia_) August 9, 2021
Tanques na rua, exatamente no dia da votação da PEC do voto impresso, passou do simbolismo à intimidação real, clara, indevida, inconstitucional. Se acontecer, só cabe à CD rejeitar a PEC, em resposta clara e objetiva de que vivemos numa democracia e que assim permaneceremos.
— Simone Tebet (@SimoneTebetms) August 9, 2021
Esse desnecessário passeio de veículos militares pela Esplanada é uma provocação e tem cara de ameaça. Evento deveria ser cancelado. Nação precisa de serenidade e paz.
— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) August 9, 2021
+ Voto impresso: Congresso decide nesta terça
+ RS: Eduardo Leite lidera disputa ao governo
+ Clima: mudanças sem precedentes e irreversíveis, aponta relatório
+ Ops! Bolsonaro tentando falar firewall viraliza nas redes
+ Indignada, senadora expõe descaso do governo com atletas e o esporte nacional
+ ‘Ele está dentro’: Trump confirma candidatura nos EUA
+ Paulinho celebra ouro: ‘Sempre foi Exu’
+ Média de audiência da Record fica abaixo dos 4,5 pontos; veja os números de 8 de agosto
Comentários