CPI: senadores avaliam que Pazuello foi abandonado pelo governo; general depõe nesta quarta

Senadores avaliam que Pazuello foi abandonado pelo governo. Foto: Reprodução do YouTube

Em seu depoimento para a CPI da Covid-19, nesta terça-feira (18), no Senado Federal, o ex-ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, afirmou, por diversas vezes, que a atuação de sua pasta no enfrentamento da pandemia seguiu, em grande parte do tempo, diretrizes definidas pelo Ministério da Saúde.

+ Veja a cobertura completa da CPI da Covid-19 no Senado Federal

+ Senadora Katya Abreu chama Araújo de ‘negacionista compulsivo’

+ Ex-chanceler explica busca por cloroquina em sua gestão

Na última sexta-feira, o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, concedeu ao ex-ministro da Saúde, o general Eduardo Pazuello, o direito de direito de permanecer em silêncio na CPI, onde comparece nesta quarta-feira, sempre que julgar que sua resposta pode incriminá-lo.

Além disso, o general é investigado, em primeira instância, por suposta omissão no episódio da falta de oxigênio em Manaus, no estado do Amazonas.

Em coletiva de imprensa após o término da reunião de hoje, o vice-presidente da comissão, Randolfe Rodrigues (Rede), e o relator, Renan Calheiros (MDB), pediram que o ex-ministro das Relações Exteriores colabore com as investigações e sugerem que o governo Federal abandonou Pazuello.

+ Randolfe Rodrigues:

“O depoimento deixa claro que quem aderiu ao consórcio Covax Facility com 10% e não com 50% da quantidade de doses foi o Ministério da Saúde. Ele deixa Pazuello numa situação muito difícil para amanhã. Está me parecendo haver um movimento de abandono do ex-ministro da Saúde. Ele deveria colaborar com a CPI, senão, todos os elementos vão levar a apontá-lo como responsável pela morte de centenas de milhares de brasileiros. O que o governo está fazendo com Pazuello é um ato de covardia. Ele está sendo abandonado e entregue aos leões, é o bode expiatório. O que vamos perguntar a ele amanhã? O senhor foi o único responsável? Ninguém compartilha essa responsabilidade? O silencio total depõe contra ele. A essa altura, após o depoimento de Ernesto, [o habeas corpus] é instrumento contra ele. Se estiver nos assistindo, rogo a ele: tente se salvar”.

+ Renan Calheiros:

“Ernesto nos disse que as tratativas foram consequências de indicações do Ministério da Saúde, com exceção da cloroquina e da viagem à Israel, que foram pedidos do presidente Jair Bolsonaro. De modo que, com isso, com esse esforço, ele transfere o ônus dos equívocos para o Ministério da Saúde e para quem o ocupou, no caso, o ex-ministro Pazuello”.

+ Sidney Rezende: ‘Habeas corpus na CPI não significa ficar em silêncio total’

+ MC Kevin fala sobre a própria morte em vídeo; assista

+ Ciro Gomes ao ataque contra Lula: ‘Maior corruptor da história brasileira’

+ CE: casal morre num intervalo de 30 minutos vítima de Covid

+ Veja a cobertura completa da CPI da Covid-19 no Senado Federal

+ Justos analisa condução da pandemia pelo governo Bolsonaro

+ Campeã do BBB 21, Juliette recusa convite de Luan Santana

+ MC VK desabafa sobre morte de MC Kevin: ‘Vocês saberão da verdade’

+ ACM descarta DEM apoiando PSDB com Doria em 2022

+ Império lidera audiência geral; veja os números de 17 de maio

+ Luto e luta: Martelli pede reação dos brasileiros após morte de Paulo Gustavo

+ FHC é o convidado de Bial: ‘O que fez o Brasil para merecer o governo que tem?’

+ Brasil registra mais 2.513 mortos por Covid-19

+ Euro tem alta e chega aos R$ 6,423; veja cotação de 18 de maio

+ Scooby posta vídeo de sua mulher completamente nua; assista

Comentários

 




    gl