SC: Governador do PSL é afastado e Daniela Reinehr assume

Daniela Reinehr. Foto: Mauricio Vieira/Secom/Divulgação

O governador de Santa Catarina, Comandante Carlos Moisés (PSL), teve seu pedido de afastamento aprovado nesta sexta-feira (26).

Assim, a vice-governadora, Daniela Reinehr (sem partido) assume o comando do estado na terça-feira, em meio ao pior momento da pandemia, com mais de 700 mil casos e mais de 10 mil mortos. Daniela Reinehr, 43 anos, é natural de Maravilha, no Oeste do estado. Ela é advogada, produtora rural e ex-policial militar.

O pedido de impeachment se embasa nas suspeitas relativas à compra de 200 respiradores, por R$ 33 milhões, sem licitação, feita no início da pandemia da Covid-19.

O tribunal de julgamento que analisou o segundo pedido de impeachment contra o peesselista votou por aceitar parcialmente a denúncia, ficando afastado o governador do cargo e aguardando julgamento por crime de responsabilidade e, caso condenado, perde a função de forma definitiva.

+ Denúncias:

Compra de respiradores – aceita por maioria
Declaração falsa à Comissão Parlamentar de Inquérito dos Respiradores – rejeitada por maioria
Ordenação de despesa e aquisição do hospital de campanha de Itajaí – rejeitada por unanimidade
Ausência de punição aos subordinados – rejeitada por maioria

Em nota a defesa de Carlos Moisés informa que, “apesar de a decisão colegiada ter-se formado no sentido do prosseguimento do processo, é importante destacar que três das quatro imputações formuladas foram rejeitadas, remanescendo apenas uma delas, cuja instrução vindoura permitirá o derradeiro esclarecimento acerca da ausência de responsabilidade do governador quanto ao fato que lhe é imputado”.

Comandante Moisés foi eleito governador de Santa Catarina em 2018, no segundo turno, somando 2.644.179 votos (71,09%) contra Gelson Merísio (PSD), que teve 1.075.242 votos (28,91%).

O governador, agora afastado, nasceu em 1967, em Florianópolis. Atuou por mais de trinta anos no Corpo de Bombeiros da capital catarinense e das cidades de Criciúma e Tubarão. Está na reserva desde 2016.

Comentários

 




    gl