Rosa Weber assume STF, cita tempos difíceis e pede diálogo; Bolsonaro quebra tradição

Rosa Weber assume STF. Foto: Reprodução de vídeo

Rosa Weber assume STF. Foto: Reprodução de vídeo

O presidente Jair Bolsonaro (PL) faltou, nesta segunda-feira (12), à cerimônia de posse da ministra Rosa Weber como presidente do Supremo Tribunal Federal.

Como isso, quebrou uma tradição de quase três décadas, já que a última vez que um presidente da República não acompanhou a posse de um presidente da Corte aconteceu em 1993. Naquela data, o então presidente Itamar Franco não esteve na posse de Octavio Gallotti.


Leia também:

+ Ivete Sangalo se posiciona no Rock in Rio: ‘Dia 2, vamos mudar tudo’; assista

+ Bolsonaro confirma viagem para o funeral da Rainha Elizabeth II


Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff e Michel Temer compareceram a todas as cerimônias que ocorreram durante os seus mandatos. Em 2020, Bolsonaro também acompanhou a posse de Luiz Fux.

Bolsonaro viajou a São Paulo e a agenda oficial do presidente não registra nenhum compromisso na tarde ou na noite desta segunda, mas a equipe que cuida da campanha à reeleição divulgou que ele dará entrevista a um podcast.

Tempos difíceis 

“Vivemos tempos difíceis, de maniqueísmos indesejáveis. O STF não pode desconhecer essa realidade. Até porque o STF tem sido alvo de ataques injustos e reiterados por parte de quem desconhece o texto constitucional e ignora as atribuições cometidas a essa Corte pela Constituição. Constituição que nós, juízes e juízas, juramos obedecer. A democracia pressupõe diálogo constante. Nas arenas políticas e sociais, o amplo debate deveria ocorrer com formação de consensos, mantido o respeito às regras do jogo”, disse a nova presidente do STF (assista na íntegra):

Comentários

 




    gl