Racismo e xenofobia: senador do PT denuncia deputado que atacou a Bahia

Humberto Costa. Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Humberto Costa. Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O senador pelo estado de Pernambuco, Humberto Costa (PT), entrou com uma ação na Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão contra o deputado Federal gaúcho Maurício Marcon (Podemos) por xenofobia e racismo.

Humberto afirma que o discurso de Marcon é uma “flagrante violação ao decoro parlamentar” e defende sua apuração em “instância própria”, no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados. O senador ainda aponta que a atitude pode configurar crime de racismo, “uma vez que a prática ou a incitação à discriminação por procedência nacional é um ilícito penal”.

Marcon fez uma transmissão nas redes sociais e comparou o estado da Bahia ao Haiti, na última segunda-feira (6). O parlamentar, eleito pelo Rio Grande do Sul, afirmou que o maior estado do Nordeste é “sujo” e “pichado”. Ele ainda insinuou que a votação expressiva do Partido dos Trabalhadores por lá é fruto da falta de educação dos cidadãos baianos, diferente da região Sul. Vale lembrar, que o PT governou, por diversos mandatos, o Rio Grande (assista ao vídeo):


Leia também:

+ Em 1ª entrevista na TV aberta, Lula sobe o tom e faz acusações contra Bolsonaro


 

Comentários

 




    gl