Professores e alunos da Uerj participam de evento em defesa da democracia

Evento em defesa da democracia na UERJ. Foto: Divulgação

Evento em defesa da democracia na UERJ. Foto: Divulgação

Professores e estudantes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) lotaram o Salão Nobre da Faculdade de Direito, no campus Maracanã, nesta quinta-feira (11), para acompanhar a leitura da “Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito”, organizada pela Faculdade de Direito da USP, a Universidade de São Paulo.

O ato contou com a presença do reitor Mário Carneiro, do ex-reitor da instituição, Ricardo Lodi, do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), André Ceciliano, da diretora da Faculdade de Direito, Heloisa Barboza, dos professores Antônio Madureira, José Augusto Garcia, Geraldo Tadeu, Gustavo Gardinetti, Domenico Mandarino, além de juristas, advogados, representantes sindicais de movimentos sociais e partidos políticos.

O documento, divulgado no último dia 26 de julho, já ultrapassa a marca de 966 mil assinaturas e defende o processo eleitoral e o sistema de votação em vigor implementado no Brasil em 1996.


Leia também:

+ Candidatos à Presidência se manifestam sobre leitura das cartas pela democracia

+ Ministros do STF votam pelo aumento do próprio salário em 18%


Dentre os signatários do manifesto estão os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Dilma Rousseff (PT) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A carta foi elaborada como resposta aos discursos do presidente Jair Bolsonaro (PL), atacando o sistema eleitoral e colocando em xeque a segurança das urnas eletrônicas.

O ex-reitor Ricardo Lodi lembrou do ato em defesa da democracia que aconteceu em 11 de agosto de 1977, na Faculdade de Direito da USP, com o objetivo de reabrir o regime militar. Do mesmo modo, ele ressaltou a importância da Faculdade de Direito da Uerj, durante o mesmo período, resistindo a duas ditaduras e ao golpe de 2016, contra a ex-presidente Dilma Rousseff.

“Hoje é dia de compromisso com o Estado Democrático de Direito. Nessa mesma hora, no Brasil inteiro, democratas estão lendo essa carta ao mesmo tempo. Confiamos na capacidade do povo brasileiro de decidir o seu destino, dando um basta ao autoritarismo. Estamos dizendo sim à democracia, sim às urnas eletrônicas”, declarou Lodi.

A leitura da carta fez parte do evento Jornada pela Democracia organizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) e pelo Centro Acadêmico Luiz Carpenter (CALC).

Comentários

 




    gl